A Biometria do Consumidor
- setembro 4, 2023
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No debate acalorado das liberdades político-partidárias, não há espaço para discutir a ideologia do consumo ditado por corporações e mercado que ignoram a liberdade das pessoas... Tá na
No debate acalorado das liberdades político-partidárias, não há espaço para discutir a ideologia do consumo ditado por corporações e mercado que ignoram a liberdade das pessoas... Tá na
Redação
São Paulo, 04/09/2023
2 Minutos.
Pesquisadores de IA, Neurociência e Neuromarketing revelam em livro como a tecnologia silenciosa explora expressões, reações e até o fluxo sanguíneo para moldar hábitos dos clientes
Dados biométricos, colhidos a partir de reconhecimento facial, da íris, retina, das digitais ou da voz, são analisados por softwares capazes de capturar reações do consumidor. O tempo gasto observando um produto, as expressões faciais nesta análise, e o nível de satisfação durante a experiência em uma loja online ou aplicativo.
Com a avaliação dessas respostas emocionais, é possível entender que fatores influenciam diretamente as decisões de compra. Parece coisa do futuro? Na verdade, isso já acontece e você nem percebe.
Em Neuromarketing – Ciência, Comportamento e Mercado, Luiz Moutinho e Karla Menezes, pesquisadores, detalham a revolução da biometria no modo das empresas entenderem e interagirem junto aos consumidores. No livro, os especialistas portugueses exploram as nuances das áreas cerebrais que influenciam preferências, impulsos e comportamentos de consumo.
[N.E.: Entender e interagir é uma forma discreta e elegante de quase dizer coagir.]
Grandes corporações já perceberam o valor da biometria. A Samsung, por exemplo, registrou uma patente que detalha maneiras de rastrear o fluxo de sangue do usuário e abre oportunidade para monitorizar a saúde e a forma física.
Startups trabalham para desenvolver tecnologia vestível (wereable) na forma de adesivos de pele que recolhem dados biométricos e monitoram desde a frequência cardíaca até hidratação da pele, além de encaminhar, via e-mail, informações inteligentes e, se desejar, recomendações de produtos.
No livro, Moutinho e Karla apresentam técnicas neurocientíficas úteis para otimizar campanhas, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o sucesso dos negócios. O leitor terá acesso a insights sobre tendências de Brand Sense, técnicas que trabalham os sentidos, a exemplo da ciência por trás do inconfundível cheiro de carro novo.
Verão também hipersonalização, configurada pelo uso de dados para a oferta de produtos, serviços e soluções conforme a necessidades (quem cria estas necessidades?) de cada cliente.
Ao descreverem exemplos e experimentos de pesquisas reais, e demonstrar aplicações de negócios com resultados promissores, os especialistas abordam de que forma os padrões de comportamento já foram integrados à biometria para fornecer recomendações personalizadas e até mesmo exibir anúncios relevantes para um usuário específico.
Análise impactante sobre maneiras das tecnologias biométricas e neurocientíficas moldarem hábitos de consumo, Neuromarketing – Ciência, Comportamento e Mercado atesta que essa revolução já está em curso, transformando silenciosamente a comunicação e a interação das empresas com seus públicos.
Ficha técnica: Título do livro: Neuromarketing – Ciência, Comportamento e Mercado – Autores: Luiz Moutinho e Karla Menezes – Editora: DVS Editora – ISBN: 978-65-5695-095-2- Páginas: 264- Preço: R$ 89,90 – Onde encontrar: Amazon
Luiz Moutinho – Professor visitante de Marketing na Suffolk Business School, University of Suffolk, Inglaterra.
Karla Menezes – Docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.