A Era da Intolerância – Livro
- julho 26, 2021
- 3
"Ao mesmo tempo em que gera riquezas, o meio digital é o ambiente ideal para fomentar conflitos e intolerância"
"Ao mesmo tempo em que gera riquezas, o meio digital é o ambiente ideal para fomentar conflitos e intolerância"
Redação
São Paulo, 26/07 de2021.
1 Minuto
As duas últimas décadas foram marcadas por um tsunami de avanços. Mas, ao mesmo tempo, essa grande onda trouxe com ela incertezas e conflitos que marcaram o início do século XXI. Em A era da intolerância (Matrix Editora, 312 págs, R﹩ 59,90), o jornalista, cientista social e escritor Thales Guaracy põe em perspectiva esse período que vai desde o atentado às Torres Gêmeas, em Nova York, até a pandemia do coronavírus.
Guaracy usa como fio condutor acontecimentos econômicos, políticos e sociais, marcados pela revolução tecnológica, para construir sua narrativa. E pontua que a mesma liberdade que trouxe a democracia para o mundo no pós-guerra fria, resultou em avanços na economia e no comportamento, mas também impulsionou o desemprego em massa e a exclusão social.
Paradoxalmente, a tecnologia ajudou a expandir fenômenos supostamente arcaicos, como o fundamentalismo religioso, o radicalismo político, a xenofobia e as rivalidades nacionais, que se imaginava, senão extintas, menos importantes no final do século XX. “Ao mesmo tempo em que gera riquezas, o meio digital é o ambiente ideal para fomentar conflitos e intolerância”, diz Thales Guaracy.
O livro traz 16 capítulos, que percorrem essas duas últimas décadas de maneira profunda e didática. Trata-se de uma obra fundamental para quem deseja entender como a sociedade chegou a esse momento tão dividida e com valores que chegam a comprometer a democracia. Além de se aprofundar nos fatos, o autor aponta soluções e desenha uma vida melhor que poderá vir somente pelo caminho da liberdade.
Sobre o autor – Thales Guaracy é jornalista, cientista social e escritor. Formado pela USP, prêmio Esso de Jornalismo Político, foi editor de veículos como Veja, Exame, Forbes, VIP, Playboy e o Estado de São Paulo.
Matrix Editora: Apostar em novos talentos, formatos e leitores.
É a marca da Matrix Editora, desde o seu início em 1999.
Gostaria de saber se este livro é recomendado a adolescentes.
Legal. Grata pelo retorno!