A Metodologia das Ciências
- junho 20, 2022
- 0
Parar no dogmatismo religioso é um perigo para qualquer sociedade. Até porque já se sabe, o que temos por aí são 'religiões' sem nenhuma religiosidade. A Ciência opõe
Parar no dogmatismo religioso é um perigo para qualquer sociedade. Até porque já se sabe, o que temos por aí são 'religiões' sem nenhuma religiosidade. A Ciência opõe
As Ciências são modelos da realidade, e não a realidade em si.
Ricardo Guedes
Belo Horizonte, 20/06/2022.
1 Minuto
O primeiro modelo científico e que mais durou na história foi o modelo de Aristóteles tendo a Terra como centro do universo.
Não caímos da Terra porque os corpos tendem a cair para o centro, e os movimentos dos planetas são explicados através de
engenhoso modelo com mais de 40 esferas de vidro que giram concatenadas entre si. Ao fundo, a esfera fixa das estrelas.
Este modelo foi contestado e alterado por Galileu Galilei, com a Teoria Heliocêntrica do Universo. O movimento das luas de Júpiter não poderiam ser explicados a partir de esferas posto que as luas circundavam Júpiter, sem a possibilidade de intercessão entre as esferas, que estariam a ocupar o mesmo espaço no mesmo tempo na descrição dos movimentos.
Com as Leis de Isaac Newton e da Gravitação Universal, os movimentos foram explicados, o que possibilita hoje enviarmos naves ao espaço e a outros planetas.
Ciência – métodos, objetos, análises, testes, campo, sínteses, refutações...
Estudos sobre a luz e a matéria e discrepâncias na órbita de Mercúrio fizeram Einstein formular a Teoria da Relatividade, com evidências empíricas de suas inferências, em formulação mais complexa e abrangente às leis de Newton.
Carl Hempel sintetiza a ciência como modelos de aproximação da realidade, que mudam através de paradigmas de revolução
científica como descrito por Thomas Kuhn.
Michael Polanyi nos fala sobre a “República da Ciência”, regida pelos “colégios invisíveis” de Diane Crane, na validação experimental de seus resultados pelos pares.
Nas Ciências Sociais, os conceitos são “construtos” que, uma vez formulados, regem-se pela lógica científica e da validação pela observação, conforme Max Weber. Os conceitos, como o de “família”, podem se alterar ao longo do tempo, mas uma vez precisados se concatenam segundo a lógica científica. Por alterarem, diz Simon Schwartzman em brilhante insight, as Ciências Sociais têm o “dom da eterna juventude”. E assim progride a ciência, em sua aproximação sucessiva à realidade.
Hoje, nas ciências físicas, discute-se a infinitude ou o limite do universo, se o universo teve uma origem comum com o “Big Bang”, se o universo é perene, se se expandirá continuamente, ou se irá se contrair. Leia mais aqui.
Ricardo Guedes – Ph.D. pela Universidade de Chicago – CEO da Sensus
[N.E.: Como nota de contribuição vale a pena também entender melhor o conceito de Epistemologia do Conhecimento:
https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/epistemologia-do-conhecimento-cientifico.pdf]