A Pandemia na Carreira das Mulheres
- março 6, 2021
- 0
Os resultados da pesquisa são alarmantes. Para muitas mulheres, a pandemia está afetando não só o equilíbrio entre vida e trabalho, como também a saúde física e mental.
Os resultados da pesquisa são alarmantes. Para muitas mulheres, a pandemia está afetando não só o equilíbrio entre vida e trabalho, como também a saúde física e mental.
Os impactos da pandemia na carreira das mulheres ainda não foram totalmente mensurados. Mas, já se sabe, foi bem grande e atrasou a vida de muitas delas e suas famílias. Os resultados são alarmantes.
São Paulo, 06/03 de 2021.
1 Minuto
Como evitar um retrocesso na obtenção da paridade de gênero no local de trabalho? Pesquisa global da Deloitte aponta que cerca de sete em cada 10 mulheres (70%) que passaram por mudanças negativas em sua rotina como resultado da pandemia de Covid-19 acreditam que sua progressão na carreira diminuirá.
Pode levar anos até que compreendamos todas as ramificações da Covid-19 em nossa sociedade e nos locais de trabalho. Uma coisa é certa: embora ainda estejamos aprendendo a lidar com a pandemia, cada um de nós teve que adaptar nossas vidas diárias para responder às restrições impostas por esse novo contexto.
A Deloitte realizou uma pesquisa global com quase 400 mulheres que atuam no mercado de trabalho em nove países para fornecer um cenário de como essas profissionais foram afetadas pela pandemia. O objetivo era descobrir como e em que grau suas vidas mudaram e o impacto dessas mudanças em suas carreiras.
Para muitas mulheres, a pandemia está afetando não só o equilíbrio entre vida e trabalho, como também a saúde física e mental. Algumas entrevistadas até questionam suas perspectivas de carreira atuais e de longo prazo. Parte das respondentes citou trabalhar mais horas por causa da pandemia, enquanto outras estão fazendo verdadeiros malabarismos com tarefas extras de cuidados com a família – como resultado das consequências relacionadas à pandemia – enquanto também trabalham em tempo integral.
A pesquisa pediu ainda que as participantes mencionassem as ações mais benéficas que suas organizações poderiam realizar para ajudar a mitigar os efeitos negativos da pandemia e garantir que permaneçam em suas organizações por muito tempo.
Os esforços para mitigar esses impactos serão essenciais para evitar o retrocesso do progresso da diversidade de gênero e ajudarão a minimizar as consequências sociais e econômicas de longo prazo que a pandemia teve nas mulheres.
Roberta Yoshida – Sócia de Consultoria em Capital Humano
Luiz Barosa – Sócio de Consultoria de Capital Humano