AEL – A Apresentação
- maio 29, 2024
- 0
Assim é a plataforma AEL e suas revistas AEscolaLegal de Educação, Ciências, Cultura Sistêmica, e os seus cadernos e editoriais
Assim é a plataforma AEL e suas revistas AEscolaLegal de Educação, Ciências, Cultura Sistêmica, e os seus cadernos e editoriais
São Paulo, maio de 2020
.
As Revistas da Plataforma AEscolaLegal são espaços democraticamente abertos para o exercício da cidadania, do conhecimento e da interação crítica e humanista dos valores e dos direitos humanos.
2.5 Minutos
A Plataforma AEL é um esforço coletivo de profissionais de diversas áreas do conhecimento, educação, comunicação e especialidades. Voltada para apoio e disseminação de informações de qualidade, baseadas em fatos, dados e análises de intelectuais, acadêmicos, catedráticos e profissionais especializados em cultura e seus respectivos setores de atuação e saberes.
O Foco da plataforma AEL é a Educação em sua ampla dimensão e diversidade sociocultural nos níveis administrativos, econômicos, jurídicos, culturais e pedagógicos que a conformam. A encaramos como dever do estado e direito do ser humano. Estes atributos são definidos e entendidos como essenciais pelo conselho editorial que a orienta.
Entretanto, dada esta formalização como sendo de caráter amplo – ou seja, tudo o que o ser humano pensa e realiza, produz, desenvolve e cria é fruto de seu conhecimento –, a Educação Ampla deve e precisa ser escrutinada à luz das ciências e suas razões objetivas.
A plataforma compõe-se de 3 (iniciais) revistas: Educação ampla, Ciência&Você e CultMus e 2 canais online (vídeo e podcast). É, de fato um repositório, um conjunto de informações oriundas de fontes primárias e secundárias. Não são revistas científicas, mas tratam com absoluta seriedade e conduta ética todo o material disponibilizado. Isto quer dizer, em miúdos: o que é publicado é referendado por links e dados que corroboram a informação.
A plataforma AEL pode ser, inclusive, entendida como um hub para onde convergem diversos tópicos em níveis diversificados de importância, frutos dos afazeres humanos.
As informações primárias (fontes) são produzidas por especialistas/colaboradores (PhDs, Doutores, Mestres, Professores e Profissionais Especialistas) em diversas áreas do conhecimento. Normalmente lotados em universidades e instituições importantes, dentro e fora do país. A finalidade da colaboração encontra-se definida no escopo da Educação Ampla e Continuada (conceito atual baseado na proposta de Long Life Learning).
Estas pessoas são contatadas, convidados diretamente pelo Publisher (curadoria) pela equipe de apoio (os próprios autores se sentem e têm este direito) e concordam em colaborar com as revistas. Dada a sua dinâmica de funcionamento. Até hoje nenhuma delas recebeu um centavo por sua participação. O fizeram de bom grado entendendo a função/razão e importância de ser da mesma. Muitos decidiram continuar, novos entram e saem a todo momento. E vários fazem pequenos aportes financeiros como apoio e manutenção das revistas.
A estrutura da plataforma AEL foi planejada e pretende funcionar como serviço útil de orientação, a fim de organizar e dar consistência à opinião dos leitores sobre os assuntos abordados, escolhidos por interessados que a acessam na busca por entendimento.
Além dos especialistas, que assinam as informações ali contidas, diversas assessorias de imprensa enviam e registram informações no canal. Algumas outras revistas também colaboram permitindo o acesso autorizado às informações, selecionadas de acordo com escopo do plano editorial da plataforma.
São informações definidas como secundárias, (sem desmerecer sua importância) pois já vem editadas pelos assessores de imprensa e redatores. Entretanto, ainda assim, em seguida passam pelo crivo de nossos editores.
A responsabilidade do teor dos textos –opinião – é sempre do(s) seu(s) autor(es).
Portanto, o objetivo desta filtragem, princípio basilar das revistas, é qualificar e maximizar a veracidade das informações, evitar os lugares comuns que deformam a capacidade crítica dos leitores, e fundamentalmente, ampliar o acesso ao conhecimento do conteúdo com links direcionados às fontes de suporte/envio.
Textos e artigos também podem aparecer como patrocinados (geração de recursos para o projeto), na medida em que pretendam informar serviços relevantes prestados por terceiros.*
A revista divide-se em online e impressa. Este último modo pretende uma impressão sazonal, com pequena tiragem voltada para clientes, articulistas e distribuição em locais específicos: bibliotecas públicas, escolares, universitárias, empresas/empresários patrocinadoras e eventuais possíveis clientes.
A revista plataforma utiliza o CNPJ de empresa parceira desde 2019 – Instituto Them – Educação e Mediação LTDA – 08.497.019/0001-05.
A plataforma é autogerenciada por uma equipe de profissionais sob a direção de seu proprietário Volmer Silva do Rêgo – Publisher/Jornalista, Professor e Cientista Político – Mtb 16640-85/SP – ABI 2264-SP.
Tem sede em São Paulo – Capital: Rua Maria do Carmo Sene, 87 – Cep. 02301.110 – Cel.: (11) 966240322 – capital inicial investido R$ 66 mil – Fundada em 2019. O Registro.br (nic.br) armazena as informações e a identidade/propriedades da revista e seus derivados editoriais, por sua vez, todos devidamente hospedados no Hostgator.com.br
[Terceiros.* São pessoas físicas e jurídicas que demonstram interesse em fazer doações (Cadastre-se – #Assinatura solidária) ou algum tipo de publicidade nas revistas de acordo e na linha com nosso escopo editorial.]
Volmer Silva do Rêgo
@publisher