Antropologia Musical
- fevereiro 29, 2024
- 0
Os estudos etnomusicais da antropóloga Glaucia Nogueira apresentam as similaridades culturais nas músicas do Brasil, Cabo Verde (África) e Portugal
Os estudos etnomusicais da antropóloga Glaucia Nogueira apresentam as similaridades culturais nas músicas do Brasil, Cabo Verde (África) e Portugal
Redação
São Paulo, 29/02/2024
2 Minutos.
O Tempo de B.Léza – Documentos e Memórias. IBNL, Praia, 2005.
Biografia do compositor cabo-verdiano B.Léza (Francisco Xavier da Cruz, 1905-1958), um dos principais nomes do gênero musical cabo-verdiano denominado morna, que é a base do repertório da cantora Cesária Évora que gravou várias de B.Léza. O livro assinalou o centenário do nascimento do compositor.
Notícias que Fazem a História – A Música de Cabo Verde pela Imprensa ao Longo do Século XX. Edição da autora. Praia, 2007. Conjunto de textos baseados em pesquisas em jornais cabo-verdianos e portugueses com foco em temas ligados à cultura cabo-verdiana e à música em particular.
O Batuku de Cabo Verde – Percurso Histórico-Musical. Pedro Cardoso Livraria, Praia, 2015. Resultante da pesquisa para a tese de mestrado Batuko, Património Imaterial de Cabo Verde. Percurso Histórico-Musical, defendida na Universidade de Cabo Verde, 2011.
Mostra o estatuto que o batuku (música com base em percussão e canto, praticada sobretudo por mulheres) teve na sociedade cabo-verdiana, conforme diferentes momentos históricos, desde a época em que era proibido até a atualidade, quando é um gênero musical consagrado.
Cabo Verde & A Música – Dicionário de Personagens. Campo da Comunicação, Lisboa, 2016. Dicionário com 964 verbetes revelando biografias e obras de figuras da música cabo-verdiana, incluindo cantores, compositores, instrumentistas, grupos musicais, professores, luthiers e produtores.
De Rabidantibus. Colectânea 1975-2006 – textos do jornalista cabo-verdiano Manuel Delgado (1949-2007). Ed. APD, Praia, 2009.
Cabo Verde, Janelas de África – 1975-2015 – textos do político e diplomata cabo-verdiano Corsino Tolentino. Pedro Cardoso Livraria, Praia, 2015.
Capítulos de livros:
“Brasilin, Caboverdão”, in Brasil-Cabo Verde. Tópicos de relações culturais. Praia, Embaixada do Brasil em Cabo Verde, 2018.
“Batuko de Cabo Verde: percurso histórico-musical“, in A Política do Intangível – Museus e Patrimônios em Nova Perspectiva – 2012 (Universidade Federal da Bahia, Brasil).
“Música de Cabo Verde – apontamentos cronológicos. Personagens, Momentos & Obras” in O ano Mágico de 2006 (org. José Luís Hopffer Almada), Cabo Verde, IBNL, 2008.
*“Os violinistas de Cabo Verde e seu papel na conversão de músicas europeias do século XIX em tradição local”, Música Popular em Revista, Unicamp (Campinas), v. 7, 2020.
*“Exaltar a tradição e ser contemporâneo: a conversão do estigma em emblema no batuku de Cabo Verde”, Música Popular em Revista, Unicamp (Campinas), 2019.
*”Do badju di gaita ao funaná-soukouss, da música rural ao pop: percurso do funaná ao longo de um século“, Revista Brasileira de Estudos da Canção, n° 5, 01-05/2014 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil).
*“Tradição versus inovação na música em Cabo Verde: luta de gerações, espaços ou ideias?”, Revista Brasileira de Estudos da Canção, nº 3, 2013 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil).
*“Batuko: de divertimento de escravos a património imaterial”, Revista de Estudos Cabo Verdianos, nº 4, 2012 (Uni-CV).
“Batuko: do menosprezo a património imaterial”, Revista Brasileira de Estudos da Canção, nº 2, 2012 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil).
Dicionário da Lusofonia (vários verbetes sobre instituições e cultura de Cabo Verde, Portugal, 2004).
“25 anos no palco e no disco”, KCultura: revista de estudos cabo-verdianos, n° especial (09/2001) Na direção da revista.
Não publicado, ainda – Músicas e danças europeias do século XIX em Cabo Verde: percurso de uma apropriação. Tese de doutorado, Universidade de Coimbra, 2020.
Projeto atual Cabo Verde & a Música – Museu Virtual – www.caboverdeamusica.online , www.eng.caboverdeamusica.online. Sinopse: Um mergulho no universo musical cabo-verdiano em toda a sua complexidade. Práticas musicais de Cabo Verde, ou não. Em Cabo Verde, ou em outros lugares. Praticadas por cabo-verdianos onde quer que estejam. E por outros, que se deixaram envolver. Personagens, instrumentos, histórias, memórias, documentos, expressões musicais, danças, livros, discos, letras, músicas, fotos, vídeos… Preservar a memória para poder contar a História.