16/05/2025
Destaques Educação Professore(a)s

Aprendizado X Grau de Escolaridade Brasil

  • maio 10, 2025
  • 0

Sem apoiar o professor na base - F1 - F2 - EM - com salário digno, condições de trabalho, estruturas coerentes, formação continuada - Não haverá futuro.

Aprendizado X Grau de Escolaridade Brasil

É no ensino básico, nos primeiros anos que se deve ensinar e bem os conceitos fundamentais de Matemática e de Língua Portuguesa (brasileira). Portanto, na sequência do Fundamental I e II devem ser aprofundados até os anos finais do ensino médio. Missão inadiável para pedagogos e professores em todos os estados do Brasil, em todas as cidades…

Nunca tantos brasileiros tiveram diploma. Porém, nem por isso o país se tornou significativamente mais produtivo. Entretanto, o nível de aprendizado, apesar de alguns avanços, não acompanha o crescente grau de escolaridade da população.

Na rede pública de ensino, no terceiro ano do ensino médio, a parcela dos jovens com conhecimento adequado em matemática não passa de 5,2%. Em língua portuguesa é de 32,4%. Estes dados mostram os resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, compilados pela ONG Todos pela Educação.

Aprendizado X Grau de Escolaridade Brasil
Desanimador. O futuro está na base. Formação, salário, estruturas. Condições essenciais – sine qua non.

Em avaliações globais o cenário é parecido. O Programa Internacional de Avaliação de Estudante (Pisa), realizada a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nos mostra que:

Enfim, os últimos resultados foram semelhantes aos das quatro edições anteriores. As estatísticas referentes à escolaridade são mais positivas. De 1981 a 2024, a participação da população adulta com formação universitária saltou de 3% para 20%.

Assim temos um avanço significativo, ainda que bem aquém da parcela de 40% da média da OCDE, destaca o economista Naercio Menezes Filho. Ele é professor titular do Insper e professor associado da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

No mesmo período, a proporção daqueles que concluíram pelo menos o ensino médio cresceu mais que quintuplicou, de 11% para 56%. Contudo, e apesar disso, a produtividade dos trabalhadores do Brasil avançou só 10,7% nesses 43 anos. “Deve-se à predominância de serviços urbanos “de um produtor para um (ou poucos) consumidor(es).”

Fernando Nogueira da Costa – Profº Dr. Titular do IE UNICAMP

Para adicionar um comentário a este artigo clique aqui
Para comentar aqui role até o box Comentário.

Complementares:
Orçamento TCU
Orçamento Estado de São Paulo
Orçamento Cidade de São Paulo (veja em Transparência – Despesas – gráfico)
Salários dos professores

Compartilhe:
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários