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Aprendizagem Socioemocional

  • fevereiro 27, 2025
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Ambiente escolar que estimule o aprendizado cognitivo, e promova o desenvolvimento de novas ferramentas psiquicoemocionais...

Aprendizagem Socioemocional

Educar e escolarizar é, acima de tudo, construir uma pessoa capaz de se reconhecer criticamente dentre muitos, a fim de torna-lo emocionalmente equilibrado nas suas relações sociais.

A aprendizagem socioemocional tem se consolidado como um processo vital na formação integral das novas gerações, ao desenvolver competências emocionais e sociais essenciais. Valores tanto para o sucesso acadêmico quanto para a vida pessoal. Por meio desse olhar, ressaltamos a importância de um ambiente escolar que não só estimule o aprendizado cognitivo, mas que também promova o desenvolvimento de novas ferramentas. Estas devem ser capazes de promover o bem-estar emocional dos alunos, para que possam lidar cada vez mais com as situações desafiadoras do cotidiano da melhor forma possível.

Entre as competências importantes a serem desenvolvidas, destacam-se a empatia, o autoconhecimento, a gestão das emoções e as habilidades interpessoais. Reconhecer que o equilíbrio emocional é uma condição fundamental para um aprendizado eficaz e para interações positivas com o mundo.

Entendemos que quando os estudantes se encontram emocionalmente equilibrados, eles se engajam mais nas atividades escolares. Portanto, ficam mais motivados para participar ativamente das discussões em sala de aula e demonstram maior motivação e dedicação aos estudos. O autoconhecimento, por exemplo, permite que os alunos identifiquem e compreendam seus sentimentos, reações e limitações. Ou seja, promovendo uma consciência crítica que os capacita a enfrentar as complexidades do ambiente escolar e da vida social.

Reflexos positivos e duráveis.

Além disso, a aprendizagem socioemocional facilita a construção de relacionamentos saudáveis e construtivos. À medida que desenvolvem essas habilidades, tornam-se cada vez mais aptos a criar vínculos afetivos positivos, resolver conflitos de maneira pacífica e manter interações respeitosas. Esse ambiente de respeito e inclusão reduz a incidência de comportamentos agressivos e violentos, que podem culminar em situações de bullying ou práticas racistas, por exemplo.

Ao proporcionar uma base sólida para a resolução pacífica de conflitos, ensinamos os estudantes a identificar as raízes das desavenças, considerar diferentes perspectivas e buscar soluções que respeitem todas as partes envolvidas. Sentindo-se seguros para procurar ajuda ao lidar com os conflitos que tiverem dificuldade em resolver sozinhos. Dessa forma, entendemos que o investimento na aprendizagem socioemocional gera um ambiente escolar mais positivo e colaborativo. Promove empatia e compreensão mútua, fortalece a comunidade educacional ao criar uma atmosfera onde todos se sentem valorizados, seguros em um clima escolar harmonioso.

Ademais, esse investimento atua de forma preventiva, contribuindo para a redução de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, ao minimizar o estresse e a pressão associados à vida escolar. Estudos indicam que alunos com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas apresentam melhor desempenho acadêmico, são mais resilientes diante das adversidades e se engajam em comportamentos positivos que auxiliam na superação de desafios como a procrastinação.

Co-construções diárias e constantes

Portanto, a aprendizagem socioemocional deve fazer parte do cotidiano da escola nos diversos espaços e dinâmicas estabelecidas, apresentando-se como uma necessidade para formação de indivíduos saudáveis e bem ajustados. Ao integrar o desenvolvimento emocional e social ao aprendizado acadêmico, as escolas criam um ambiente propício para o sucesso escolar. Aprimoram a formação de cidadãos empáticos, resilientes e capazes de contribuir positivamente para suas comunidades.

Paulo Rogerio Rodrigues – Coordenador pedagógico da Escola Bilíngue Aubrick.
Especialista em Gestão Escolar, Bilinguismo e Neuropsicologia.

Leticia Panczel – Orientadora educacional da Escola Bilíngue Aubrick.
Especialista em Gestão Escolar, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia

Isis Galindo – Orientadora educacional da Escola Bilíngue Aubrick.
Psicopedagoga, Neuropsicologa – Especialista em Competências Socioemocionais e Formação da Personalidade Ética.

Escola Bilíngue Aubrick – acesse

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