Uma confusão entre projeto pedagógico e gestão escolar é comum. Em um projeto político pedagógico autônomo, a família, comunidade, professores e gestores deve atuam em conjunto para definirem
A educadora Dayse Campos (diretora da Escola Interpares, de Curitiba (PR) costuma dizer que o ambiente escolar, especialmente na primeira infância, contribui para o aprendizado, comportamento e emoções das crianças, e que a interferência exagerada dos pais pode prejudicar o desempenho e autonomia profissional.
O sucesso de uma proposta pedagógica de ensino dependerá da confiança que os pais e os familiares das crianças depositam no quadro docente. No início da vida escolar e coletiva se espera que os pequenos aprendam a gerenciar suas emoções, comportamento e capacidade de aprendizagem sem a ajuda direta dos pais.
“Esse primeiro contato com a escola é um momento especialmente desafiador, quando as referências da criança passam a ser as pessoas que irão educá-la para um universo totalmente diferente do ambiente familiar”, explica Dayse .
Quando os pais permitem que as crianças adquiram essas experiências e interações, estão incentivando a execução do planejamento pedagógico e favorecendo o desempenho profissional dos educadores.
Pais, professores e alunos devem participar, entender e se comprometer com os princípios pedagógicos-escolares e as diferenças existentes com a formação familiar (Img. Web)
Essa liberdade de trabalho se torna ainda mais essencial diante de uma proposta pedagógica que estimula a interação social e das relações interpessoais como instrumentos de aprendizagem e desenvolvimento.
No caso da nossa escola, uma proposta pedagógica sócio-interacionista, estimula uma relação mais próxima entre professores e alunos.
Quando o engajamento vira interferência e controle
A participação dos pais na vida escolar dos filhos sempre foi uma recomendação para melhorar o desempenho nas atividades escolares. No entanto, existe uma sutil diferença entre engajamento e controle, especialmente em relação à proposta de trabalho dos professores.
Por isso, é importante que os pais e responsáveis pela criança tenham em mente a Autonomia Pedagógica e Limites Parentais:
Conhecer bem a proposta pedagógica e linha de ensino da escola antes de matricular a criança..
Participe das atividades sempre que for convidado (a).
Dê espaço e autonomia para os educadores realizarem as atividades planejadas de acordo com a idade e nível escolar da criança.
Não forçar a criança a fazer algo para qual ainda não está pronta, situação visível no momento da leitura e escrita.
Não faça críticas à escola e/ou educadores na frente da criança.
Experimente dar espaço para a criança desenvolver o seu próprio protagonismo na escola.
Evite a proteção excessiva da criança.
Incentive a criança a conviver e se comunicar com todos.
Permita, dê liberdade à escola de mostrar a pluralidade de perspectivas sobre o mundo.
Errar faz parte do processo de desenvolvimento e amadurecimento emocional.
Sujar as mãos, as roupas … faz parte do processo criativo e de descoberta do mundo. Seja mais tolerante.
Quando os pais permitem que as crianças tenham autonomia, estão incentivando atitudes de liderança e mostrando que a independência faz parte do crescimento saudável. “Esta é uma mudança muito importante, quando os pais aprendem o momento de recuar e confiam na escola que escolheram para educar seus filhos”, ela enfatiza.
A professora Dayse Campos complementa suas recomendações lembrando que a escola deve proporcionar um ambiente transparente para a conversa franca e até mesmo dar espaço para as divergências, sem que isso represente uma situação de desafeto. “A escola também pode errar e o diálogo aberto com a família sempre será essencial para uma relação forte e saudável que só irá beneficiar o desenvolvimento escolar e emocional da criança”.
[N.E.: não custa entender que ocorrem salientes diferenças entre projetos pedagógicos simplificados (gestão) e projetos políticos pedagógicos autônomos, os que orientam o entendimento e a compreensão da escola como um importante núcleo formador da sociedade, e que, portanto, tem ativa participação na formação cidadã e democrática dos alunos e das famílias que participam da educação de todos.]
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