Bolsas no IC da UNICAMP
- novembro 17, 2021
- 0
Triste do país que tem seu comando governantes que destroem a Educação, as pesquisas e invertem os modelos para privilegiar uns em detrimento de outros, ao mesmo tempo
Triste do país que tem seu comando governantes que destroem a Educação, as pesquisas e invertem os modelos para privilegiar uns em detrimento de outros, ao mesmo tempo
ASCOM Unicamp
Campinas, 17/11 de 2021.
1 Minuto
Uma ação social de impacto futuro, mas que pode e deve ser divulgada agira e sempre. Este financiamento se dá através da complementação de uma bolsa vigente (conforme regras das agências de fomento) e pagamento mensal. A primeira edição contou com o financiamento de 4 ex-alunos. A motivação deles foi descrita assim: “Acreditamos que a formação excepcional que tivemos na Unicamp foi decisiva para o nosso sucesso profissional e também para nossa evolução pessoal. Como ex-alunos, queremos retribuir para a sociedade e para a Unicamp parte do que ela nos ofereceu, ajudando a formar profissionais e pesquisadores que vão gerar grande impacto para a sociedade.”
Se você é ex-aluno do IC/Unicamp ou mesmo quer apoiar essa causa, por favor, acesse o site https://alumni.ic.unicamp.br para mais informações e para doações.
O desejo sincero de contribuir com a Unicamp e a sociedade, que bancaram uma formação que permitiram sua ascensão profissional, fez com que quatro ex-alunos do Instituto de Computação (IC) idealizassem e implantassem um modelo de doação de Bolsas no IC da UNICAMP para graduandos da iniciação científica.
Em 2017, em sua primeira edição, o Bolsa Alumni contemplou quatro alunos com doações dos idealizadores; agora em 2018 são sete bolsistas e 16 doadores, sendo que mais ex-alunos já manifestaram interesse em contribuir, criando a perspectiva de que o movimento cresça e se torne perene.
Não há informações de iniciativas semelhantes na Unicamp ou em outras instituições brasileiras, mas fica o exemplo.
Sempre ouvimos que a Universidade deve devolver à sociedade aquilo que ela desenvolve. Ora, o melhor de uma universidade pública, que é mantida pelos recurso oriundo dos impostos cobrados de toda a sociedade ativa é justamente o seu aluno, que se formou, e obteve as luzes necessárias e suficientes para encontrar sua carreira profissional e abraçá-la. Que outras universidade e disciplinas também o façam.
Triste do país que tem no seu comando governantes que destroem a Educação, as pesquisas e invertem os modelos para privilegiar uns em detrimento de outros, ao mesmo tempo que hipocritamente prega a demagogia classista da meritocracia.