CIBERSEGURANÇA – Você se Importa?
- agosto 22, 2021
- 0
Foco temático: Segurança das empresas e das pessoas - dados que podem ser roubados e usados de forma ilegal.
Foco temático: Segurança das empresas e das pessoas - dados que podem ser roubados e usados de forma ilegal.
Redação
São Paulo, 22/08 de 2021.
1 Minuto
Evento gratuito
27 de Agosto – sexta-feira – 17h – Canal AEscolaLegal Conversa
https://youtube.com/AEscolaLegal
CIBERSEGURANÇA – 4MESASDebate
–
Consideranda – A segurança de dados – a Cibersegurança está no contexto da guerra comercial, ideológica, política
e econômica entre empresas e indústrias de todos os segmentos da atividade econômica, que representam e desenvolvem em última instância, o jogo entre os países na busca por controle, dominação, permanência no patamar da competitividade e sobrevivência.
Legalmente, está submetida a legislação e acordos que determinam os imites éticos dos acessos aos dados e segredos
estratégicos de cada um dos atores. No campo das ações internacionais é motivo para debates intensos dado que envolve espionagem, roubos e ataques a centros e sistemas de controle e segredos estratégicos.
Tais atividades, ataque e defesa, entretanto, não se restringem às ações de hackers, crackers e outros maliciosos
operadores de sistemas computacionais e de informação na guerra entre países. Elas também assumem um caráter doméstico gigantesco e geram problemas graves na vida das empresas que se esforçam para terem suas informações sensíveis protegidas, e sua atividade e estende para o microcosmo da vida pessoal das pessoas que se utilizam dos meios de comunicação conectados à rede mundial – sejam celulares ou computadores pessoais e caseiros. Estamos, muitos de nós, em home office também, certo?
Vem daí o surgimento de equipes – empresas – especializadas tanto em atacar potenciais “concorrentes”
(ou inimigos – há quem pense assim), quanto em defender seu patrimônio intelectual e estratégico, segredos internos cujos valores, incluindo o financeiro, significam, n maia das vezes a própria capacidade de existência dos players.
E este é só um dos contextos possíveis nas Smart Cities.
Em cenários volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (o novo normal?) poder contar com equipes capazes de garantir boa parte destas defesas é sempre louvável. Mas, neste panorama, a ideia de Justiça também sofreu enormes transformações.
E é disso, desta distopia que vamos falar nesta mesa de Debates, com especialistas preparados e atentos aos movimentos internos e externos que podem nos emprestar certo conforto na travessia deste mar revolto. Mas, isto, como tudo, tem um custo.
A EQUIPE DEBATEDORA É DA MAIOR COMPETÊNCIA E VIVE O ASSUNTO DIARIAMENTE:
*Frederico Lima – (Mediador)
Cibersecurity Architeture PG&E.
San Francisco-Ca. EUA
linkedin.com/in/fredlima
*Márcio Moretto –
Doutor em Ciências da Computação, Professor do curso de sistemas de informação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP) – Co-coordenador do Monitor do Debate Político no Meio Digital”
https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/64538/marcio-moretto-ribeiro/
*Júlio Ribeiro –
CEO HubSE, Professor nos MBAs da FGV, PUCMinas, USJT e Facens – São José dos Campos, São Paulo, Brasil. CEO na HubSE Tecnologia da Informação, Coordenador Instituto GEOeduc e Execução dos treinamentos da Academia GIS Imagem (Esri BR).
https://www.linkedin.com/in/j%C3%BAlio-ribeiro-b3477758/
*Anderson Maggio
Especialista MPU – TI e Telecom, Gerenciamento de equipes, gerenciamento de projetos, habilidade em perícia forense, Banco de Dados e auditoria ISO, certificação ITIL v3, PMBok e CMMI.
https://www.linkedin.com/in/anderson-maggio-04414824/
*Carlos Eduardo Marques
Advocacia preventiva, consultiva e contenciosa – Direito Público Constitucional, Administrativo, Tributário, Trabalhista, Empresarial e Cível – Profº Ms E.S.D.C – Escola Superior de Direito Constitucional – SP
Presidente Comissão Direito Constitucional e Garantias Fundamentai da OAB – 117ª subseção Barueri
https://www.linkedin.com/in/carlos-eduardo-marques-b3091927/
Dados do Evento
Duração máxima do evento: 2 horas
Foco temático: Segurança das empresas e das pessoas – dados que podem ser roubados e usados de forma ilegal.
*Tópicos: O que são dados sensíveis para um país – Crises externas (exemplo 1: Dilma – Petrobrás) espionagem – Crises internas para pessoas físicas, cidadãos comuns (exemplo 2: 200 milhões de CPFs). Roubo e corrupção, comércio ilegal – pirataria de dados. Criptografia.
A indústria das Fake News – gabinete do ódio e outros gabinetes…
Crises externas: Donald Trump e Rússia (votos eleitorais) – Hillary Clinton
(crise Democratas vs Republicanos).
O que há de diferença entre vazamentos e invasão de sistemas? Proteção nas nuvens (real?) – Legislação (LGPD) – Segurança jurídica – Segurança patrimonial, crime e punição – Quem compra e quem vende dados roubados.
Tecnicalidades e aplicabilidade das normas e técnicas do conhecimento em Cibersegurança – linguagens – Como se faz? Quem faz e os requisitos mínimos para tanto. Empresas e faturamento – Confiança – Nuvens.
Sobre AEscolaLegal:
AEscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve para integrar as pessoas às novas realidades.
Portal: https://aescolalegal.com.br
Nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/aescolalegal/
https://twitter.com/AEscolaLegal
https://instagram.com/AElegal