Cidades Inteligentes
- março 19, 2024
- 0
Espaços interconectados em rede nas cidades para garantir qualidade de vida, segurança e bem estar da população.
Espaços interconectados em rede nas cidades para garantir qualidade de vida, segurança e bem estar da população.
Carlos Eduardo Marques
Barbara Krystall
Barueri, São Paulo, 19/03 de 2024
2 Minutos.
Tecnologia e inteligência artificial são fatores importantíssimos no desenvolvimento da sociedade. As cidades inteligentes, “smartcities”, também já são uma realidade em várias partes do mundo e no Brasil não se faz diferente.
O avanço da tecnologia, trouxe à sociedade brasileira novos desafios e oportunidades a tratar. O presente artigo tem como objetivo realizar um retrato de algumas inovações que a sociedade brasileira já enfrenta, bem como oportunidades, baseado em artigos, textos científicos e acadêmicos sobre essa temática.
Com o advento da tecnologia e da inteligência artificial, o cenário da sociedade internacional e nacional encontram-se em plena revolução. Uma revolução silenciosa para quem não acompanha, percebe ou percebeu essas mudanças, mas com grandes impactos tanto na iniciativa privada como na pública.
Há aproximadamente 10 anos, assistia uma reportagem sobre o agronegócio que noticiava que uma máquina implementada no corte da cana de açúcar substituía 200 cortadores de cana (trabalhadores). A máquina, na ocasião, cortava a cana, aparava suas folhas, e, em ato contínuo, preparava a terra sem degradar o solo, para a próxima plantação.
A cada máquina implementada no agronegócio, menos 200 postos de trabalho. Esse texto não tem o condão de se analisar as condições de trabalhos dos cortadores de cana de açúcar, porém, os autores desse texto defendem condições dignas e humanas de trabalho para todos, seja em que função for!
Em 2021 tivemos a pandemia provocada pela COVID-19, onde o mundo ficou devastado, destruído. Especialistas em geopolítica avaliaram que o cenário mundial deixado após a pandemia era um cenário pós-guerra mundial! Um cenário de ruínas e destruições!
Fato é que, enquanto a humanidade mundial amargurava os gravames provocados pela pandemia COVID-19, enterrando seus entes queridos, dentre outras agruras; em 2 anos de pandemia a tecnologia evoluiu o que demoraria, em tempos normais, 20 anos para evoluir!
…Novas modalidades de trabalho apareceram, como o home-office, teleconferências, teleconsultas, videoaulas, ensino a distância com maior ênfase, audiências on-line no judiciário, bem como sessões dos tribunais para julgamentos on-line, sessões nos legislativos municipais, estaduais, federal e no DF on-line, lives, dentre outras situações que vieram para ficar!… Segue… acesse a íntegra do artigo clicando aqui
Carlos Eduardo Marques – Advogado. Mestre Esp. em Direito Constitucional
Barbara Krystall – Gestora de Políticas Públicas – TI – Controle e Defesa Nacional