Ciências de Natureza para o Ensino Médio
- maio 26, 2021
- 0
Cada um dos 6 volumes da coleção é composto de duas unidades com temas atuais, centradas na alfabetização científica, valorizando o conhecimento científico e a prática investigativa
Cada um dos 6 volumes da coleção é composto de duas unidades com temas atuais, centradas na alfabetização científica, valorizando o conhecimento científico e a prática investigativa
Novo livro de Ciências da Natureza escrito pela(o)s professora(e)s Sônia Lopes e Sergio Rosso tem como base a BNCC e Temas Contemporâneos Transversais, foi aprovado pelo PNLD.
Redação
São Paulo, 26/05 de 2021.
1 Minuto
A obra “Ciências da natureza LOPES & ROSSO”, foi aprovada no PNLD 2021 e é destinada ao ensino médio. Ela foi escrita pelos professores Sônia Lopes e Sergio Rosso, em colaboração com professores de química e de física. Tomando como base a BNCC e os Temas Contemporâneos Transversais, a obra auxilia os professores a organizar a transição para o Novo Ensino Médio.
São seis volumes independentes, que permitem grande flexibilidade curricular. Cada um dos 6 volumes da coleção é composto de duas unidades com temas atuais. Em um dos volumes, por exemplo, na Unidade 1, é abordado o tema Energia e Vida e, na Unidade 2, Desenvolvimento Sustentável.
Logo no início de cada Unidade, um texto curto evidencia como Química, Física e Biologia estão contempladas, e como estes 3 componentes curriculares se interligam. A organização da obra preserva a autonomia dos professores dessas áreas, mas sem perder de vista a interdisciplinaridade que permeia as explicações.
A obra é centrada na alfabetização científica, valorizando o conhecimento científico e a prática investigativa, de modo a contribuir para a formação de cidadãos conscientes.
–Reflexões sobre ciência: voltada para a análise da natureza da ciência e os procedimentos científicos;
– Pensamento crítico e argumentação: em que situações controversas do cotidiano são discutidas com base em dados e fatos pautados na ciência, o que é cada vez mais importante nos dias de hoje, devido aos movimentos negacionistas;
– Valores e atitudes: valoriza a construção da identidade do jovem e mobiliza habilidades socioemocionais;
– Comunicação: partindo de atividades relevantes ao contexto regional dos estudantes, são propostas formas de divulgação da informação científica para a comunidade, usando diferentes tecnologias de informação e comunicação.
Mais informações sobre a obra acesse aqui.