Conflitos de Interesses Escusos e Radicais
- março 28, 2025
- 0
Extrema direita apela a pauta moral para disfarçar seu interesse cruel em poder e riquezas.
Extrema direita apela a pauta moral para disfarçar seu interesse cruel em poder e riquezas.
Fernando Nogueira da Costa
Campinas, São Paulo – 28/03/2025
1.7 Minutos.
As ideias da extrema direita radical têm raízes em diversas correntes históricas e filosóficas. Ao longo do tempo, deram forma a visões autoritárias, nacionalistas e excludentes. Suas origens podem ser agrupadas em cinco eixos principais.
O nacionalismo radical tem raízes no romantismo do século XIX. Exaltava a nação como uma entidade orgânica, ligada à cultura, à língua e, em algumas versões, à raça. Ideias de supremacia nacional são reforçadas em períodos de crise, quando grupos extremistas culparam estrangeiros e minorias por problemas internos.
A extrema direita radical se opõe à democracia liberal, vendo-a como fraca e decadente. No passado, defendia a monarquia e a autoridade religiosa contra os ideais iluministas. No século XX, regimes como o fascismo e o nazismo rejeitaram o individualismo liberal, promovendo um Estado autoritário e centralizador.
A crença em uma liderança forte e carismática, capaz de representar “a vontade do povo” sem necessidade de eleição democrática, remonta a tradições autocráticas antigas. Assim, o fascismo de Mussolini e o nazismo de Hitler levaram essa ideia ao extremo. Ou seja, defenderam um Estado totalitário Portanto, todas as esferas da sociedade eram subordinadas ao poder do líder.
Fernando Nogueira da Costa – Drº Profº Titular IE UNICAMP
Para adicionar um comentário a este artigo clique aqui
Comentar nesta página? Role até o box abaixo.