Contar Estrelas? Perdeste o Senso?
- fevereiro 18, 2021
- 0
Para as escolas públicas: As turmas devem ser formadas por estudantes do ensino fundamental II ou do ensino médio. Cada turma pode ter entre 30 e 100 estudantes.
Para as escolas públicas: As turmas devem ser formadas por estudantes do ensino fundamental II ou do ensino médio. Cada turma pode ter entre 30 e 100 estudantes.
USP oferece palestras virtuais sobre astronomia para escolas. Programa do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas promove a divulgação científica e leva estudantes a uma viagem pelo Sistema Solar, Via Láctea e outras galáxias, origem do Universo e muito mais…
1 Minuto
Contar estrelas? Perdeste o senso? É um título parodiando o soneto da coleção Via Láctea do poeta parnasiano Olavo Bilac
Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto…
E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto…
Só de olhar para o céu à noite podemos obter muitas informações sobre o nosso Universo. Para saber interpretar, alunos do ensino fundamental e médio podem contar com a ajuda de universitários e pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. E o melhor, é tudo on-line.
As escolas podem agendar o atendimento astronômico virtual no site do IAG. Eles ocorrem às terças e quintas-feiras, às 19 horas, e têm duração de até duas horas. O agendamento deve ser feito pelo professor ou coordenador escolar, por meio de formulário on-line.
As turmas devem ser formadas por estudantes do ensino fundamental II ou do ensino médio. Cada turma pode ter entre 30 e 100 estudantes.
Cada atendimento inclui uma palestra em vídeo sobre temáticas de astronomia, seguida de uma sessão de dúvidas ao vivo. Os professores podem trabalhar os temas das atividades anteriormente para que os alunos participem com perguntas. Confira os assuntos das palestras:
Não é exagero pensar que desde o seu surgimento o homem observa o céu, por curiosidade ou necessidade. Bem mais recentemente, alguns milênios atrás, povos antigos como os chineses, egípcios e mesopotâmios já estudavam sistematicamente o céu e registravam suas observações…
Com o desenvolvimento científico e tecnológico a instrumentação de solo e a espacial se tornam cada vez mais potentes e sofisticadas, dotando os astrônomos de informações mais detalhadas dos corpos do Sistema Solar. Atualmente, cada um deles é encarado mais como um corpo específico de pesquisa do que um objeto a mais dessa família…
Estrelas são unidades fundamentais das galáxias. A mais próxima da Terra é o Sol, a estrela do Sistema Solar. Sua luz demora cerca de 8 minutos para chegar à Terra, mas a luz da segunda estrela mais próxima demora cerca 4,5 anos…
Do ponto de vista científico, pode-se dizer que pelo menos até o início da ciência moderna (Séc. 17) a cosmologia restringia-se praticamente à discussão da estrutura dinâmica do Sistema Solar, através dos modelos geocêntrico e heliocêntrico…
Professores Coordenadores e de Ciências podem fazer suas reservas. Contar estrelas? Perdeste o senso?