“Covas x Boulos: palavras-chave”
- novembro 19, 2020
- 0
Como muitos eleitores podem não se interessar ou mesmo não ter tempo de ler os dois arquivos, o intuito dessa matéria é trazer uma abordagem mais dinâmica sobre
Como muitos eleitores podem não se interessar ou mesmo não ter tempo de ler os dois arquivos, o intuito dessa matéria é trazer uma abordagem mais dinâmica sobre
Eleições para prefeito em São Paulo vão para o segundo turno. Palavras chaves – trends – mostram as prioridades de cada candidato.
Com o resultado do primeiro turno eleitoral para prefeitura de São Paulo e consequentemente, a ida de Bruno Covas e Guilherme Boulos para o segundo turno, é fundamental a leitura do plano de governo de cada um, para entender melhor aquilo que o candidato pretende realizar caso seja eleito.
Como muitos eleitores podem não se interessar ou mesmo não ter tempo de ler os dois arquivos, o intuito dessa matéria é trazer uma abordagem mais dinâmica sobre esses planos, apontando alguns temas e palavras que tipicamente são mencionados pela população como prioridades para um bom governo.
Vale ressaltar: o intuito desse conteúdo não é de fazer uma análise dos planos ou de suas propostas. O único objetivo é apontar a quantidade de vezes que cada palavra-chave é mencionada no plano de governo.
Para entender quais são as prioridades dos eleitores, foram selecionadas duas pesquisas realizadas por todo o Brasil no ano de 2020 e tratam exatamente desses questionamentos: CNI – Confederação Nacional da Industria e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Comparando as duas pesquisas e descartando pautas que são de competência federal, chega-se à 6 palavras-chave que são mais citadas pelos eleitores: Saúde, emprego, educação, combate à corrupção, combate à violência e segurança.
Acessando os dois programas de governo através do site do TSE é possível buscar essas palavras e quaisquer outras de interesse do eleitor. A partir dos dados coletados, foi produzido o seguinte gráfico:
Essa contabilização foi feita apenas com base na quantidade de vezes que foram citadas e não julgando a qualidade da proposta dos candidatos para o tema. Sendo assim, o eleitor através desse gráfico pode tomar um primeiro contato com os planos de governo, para depois aprofundar-se nas propostas.
Outro gráfico com palavras que sempre aparecem nos debates eleitorais:
Os programas de governo estão disponíveis através dos seguintes links (clique sobre): Mario Covas do PSDB – Guilherme Boulos do PSOL
Patrick Mayer – UNIFESP