Questões ambientais, sociais e de governança (ASG) não são mais apenas bandeiras adotadas ou não pelo mundo corporativo. É certo que o Crédito de Descarbonização por Biocombustíveis veio
Sustentabilidade – ANIBIMA – Lança o Guia de Operacionalização DO CBIO.
Zeca Doherty
São Paulo, 05/09 de 2020.
1 Minuto
Questões ambientais, sociais e de governança (ASG) não são mais apenas bandeiras adotadas ou não pelo mundo corporativo. É certo que o Crédito de Descarbonização por Biocombustíveis veio pra ficar!
Agora são parte obrigatória da estratégia das companhias, e cresce o consenso de que não há futuro para negócios que não considerem de forma abrangente os impactos causados por eles na sociedade.
O movimento, tímido até menos de uma década atrás, ganha maior impulso com a adesão crescente dos mercados financeiro e de capitais à agenda ASG.
A lógica é simples: apenas os modelos de negócios pautados pela atenção aos critérios socioambientais provam-se sustentáveis no longo prazo.
Não se trata de modismo, mas de análises fundamentadas no risco que esses ativos oferecem. Em todo o mundo, há sinais claros de maior fluxo de recursos para os investimentos que consideram os aspectos ASG.
Menos gases, mais lixo sólido
Toneladas de gases nocivos são jogados no ar diariamente
A urgência em torno do assunto aumentou com a pandemia: a queda na atividade econômica e o isolamento social tornaram bem evidentes alguns impactos ao meio ambiente, como a redução nas emissões de carbono e no consumo de energia elétrica, ao mesmo tempo que cresceu a geração de resíduos.
Na ANBIMA, o tema sustentabilidade está na pauta há quase uma década, quando passamos a apoiar e fazer parte de iniciativas relacionadas ao tema.
Em 2015 constituímos dentro de casa um grupo técnico, formado por representantes das assets, para estimular a troca de experiências e coordenar uma agenda focada na disseminação de práticas de sustentabilidade junto às instituições associadas.
Esse grupo foi recentemente reestruturado, ganhando o status de órgão consultivo da diretoria.
A reestruturação envolveu a chegada de novos membros e uma maior representatividade, já que passou a contar com outros segmentos, além das assets.
A importância da base de dados
A agenda de trabalho também foi redefinida. Entre as prioridades do grupo, está melhorar quali e quantitativamente nossa base de dados sobre sustentabilidade.
Para isso, será realizada uma nova pesquisa entre os associados para mapear o grau de engajamento das instituições financeiras aos critérios ASG.
Também planejamos lançar uma segunda edição do Guia ASG, com foco na gestão de ativos, e rever a nossa classificação de fundos de investimento para melhor enquadrar aqueles voltados à sustentabilidade e governança.
A agenda passa ainda por ações educativas dirigidas a profissionais de mercado e investidores. Este guia é parte dos nossos esforços em fornecer ao mercado mais informações e conteúdo educativo sobre assuntos relacionados à sustentabilidade.
Ele é destinado às instituições que pretendem negociar CBIOs (Créditos de Descarbonização por Biocombustíveis) no mercado organizado (eletrônico e/ou de balcão), além de auxiliar as instituições custodiantes e escrituradoras, que fazem a operacionalização do produto.
É nosso papel prover informações ao mercado, assim como é compromisso de todos nós contribuir para a melhoria do mundo em que vivemos.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.