Crianças e a Alfabetização na Idade Certa.
- maio 7, 2021
- 2
O *PNAIC teve como objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças no máximo até o 3º ano do ensino fundamental e mobilizou 250 mil professores alfabetizadores
O *PNAIC teve como objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças no máximo até o 3º ano do ensino fundamental e mobilizou 250 mil professores alfabetizadores
Garantir os direitos das crianças à alfabetização na idade certa é um estudo elaborado pelo INEP que aponta para o êxito do PNAIC, programa que foi descontinuado pelos dois últimos governos.
Cesar Callegari
São Paulo, 07/05 de 2021.
1 Minuto
Estudo inédito elaborado pelo INEP mostra os impactos positivos do PNAIC – Pacto Nacional pra a Alfabetização na Idade Certa, uma das principais estratégias do Governo Dilma para o enfrentamento do analfabetismo no Brasil.
O Estudo de número 48 integra a série “Textos para Discussão” sob o título “Avaliação Econômica do Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa” e teve sua publicação suspensa por ordem da diretoria da instituição.
O *PNAIC teve como objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças no máximo até o 3º ano do ensino fundamental e mobilizou 250 mil professores alfabetizadores com um orçamento inicial de R$ 2,6 bilhões.
Em sua avaliação, os pesquisadores do INEP Renan Gomes de Pieri e Alexandre André dos Santos concluíram que “o programa funcionou bem e atingiu seu objetivo de acelerar a alfabetização das crianças na idade correta”. Na análise de retorno e econômico, encontraram um saldo positivo de R$ 118,48 por aluno afetado, o que corresponde a uma taxa interna de retorno (TIR) de 15%.
Concebido em 2012 na gestão do Ministro Aloizio Mercadante e implementado a partir de 2013, o PNAIC envolveu seis dimensões fundamentais: articulação de todas as secretarias estaduais de educação e cerca de 5,5 mil secretarias municipais; formação em serviço de 250 mil professores alfabetizadores com a participação de universidades públicas e concessão de bolsas de estudos; produção de material específico para essa formação; fornecimento de livros, material didático e organização de bibliotecas de literatura infantil nas escolas; a criação da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização – programa extinto pelos governos Temer e Bolsonaro) ; e um sistema de gestão integrada em todo o território nacional. Como Secretário de Educação Básica do MEC tive a honra de coordenar a equipe responsável por sua construção.
Apesar de sua ampla participação dos professores e dos resultados iniciais promissores, o PNAIC foi descontinuado da gestão Temer e liquidado no governo Bolsonaro em sucessivas e desastrosas gestões do MEC.
Nesse tema, o único objetivo do atual governo parece ser o de tentar impor aos professores brasileiros um método único de alfabetização, desrespeitando sua autonomia e a diversidade das situações de aprendizagem. A alfabetização de crianças na idade certa é ainda um dos grandes desafios de políticas educacionais no Brasil. Trata-se de uma das principais das 20 metas estabelecidas do PNE – Plano Nacional de Educação elaborado em 2014 e a serem alcançadas em 2024.
Resultados mais recentes da ANA, mostram que mais da metade das crianças brasileiras concluem o terceiro ano do ensino fundamental sem a proficiência básica em língua portuguesa e matemática, quando todas já deveriam estar alfabetizadas. Este quadro é dramaticamente mais grave para as crianças de nível socioeconômico mais baixo.
Entretanto, os dados mostram que políticas focadas para esse segmento, com apoio decisivo e continuado aos professores alfabetizadores, têm logrado êxitos notáveis em vários estados e municípios brasileiros.
O abandono dessa prioridade pelo atual governo é um crime de lesa-pátria a condenar milhões de crianças e jovens a uma cidadania precária. Qualquer programa de reconstrução nacional passa por garantir os direitos educacionais das crianças e jovens, sobretudo daquelas que se encontram no momento de sua alfabetização, pedra angular de todo sistema educativo.
Neste vídeo Cesar Callegari comenta e aponta os diversos “estupros” cometidos contra a Educação pública pelo atual ministro da pasta no plano da atual gestão presidencial.
https://www.youtube.com/watch?v=IEojUD6gV0Y
Cesar Callegari – Sociólogo e consultor educacional – Ex-secretário de Educação Básica do MEC
Ex-secretário de Educação do Município de São Paulo
Ola Escola Legal tudo bem?
Percebemos que há uma grande defasagem principalmente na alfabetização, achei um link muito bom que ensina os pais e professores nesses momentos que estamos passando.
As atividades do ABC KIDS possibilitam que a criança aumente
consideravelmente habilidades de pensamento, abstração,
raciocínio, memória, linguagem, capacidade de resolução de
problemas e até mesmo de criatividade.
Acesse esse link e aproveite: https://go.hotmart.com/G53433838N