Dia Mundial da Educação Ambiental
- janeiro 25, 2025
- 0
Comece em casa, recilcando o lixo doméstico. Não joge lixo nas ruas. Plante uma árvore, um jardim. Não suje as praias com plástico.
Comece em casa, recilcando o lixo doméstico. Não joge lixo nas ruas. Plante uma árvore, um jardim. Não suje as praias com plástico.
Redação
São Paulo, 25/01/2025
3 ,4 Minutos.
Um dia depois do aniversário de São Paulo, em 26 de janeiro, o mundo celebra o Dia da Educação Ambiental, data global para destacar a importância da conscientização sobre a preservação ambiental e a sustentabilidade. Nesse cenário, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – aponta como a educação ambiental pode ser integrada ao cotidiano, promovendo um futuro mais consciente.
“Mais que uma data comemorativa, o Dia Mundial da Educação Ambiental é um chamado à ação. Portanto, se trata de um momento para repensarmos como estamos educando a sociedade sobre a importância da preservação ambiental. Ou seja, a verdadeira transformação ocorre quando cada pessoa entende que pode ser um agente de mudança, seja em casa, no trabalho ou na sua comunidade”, explica Robson Esteves, Presidente da ABREE.
Entretanto, para construir uma sociedade mais consciente e preparada para enfrentar e evitar desafios como as mudanças climáticas, a degradação ambiental e o desperdício de recursos naturais, é fundamental implementar iniciativas. Como as que estimulem o senso crítico, promovam a sustentabilidade e incentivem a participação coletiva. Elas podem ser desenvolvidas de diversas maneiras e em diferentes contextos. Confira algumas vias de fortalecer a educação ambiental:
*Educação ambiental nas escolas e universidades: Integrar a educação ambiental aos currículos escolares como um disciplina é uma maneira de preparar crianças e jovens para os desafios ambientais. Assim,projetos como hortas escolares, oficinas de reciclagem e disciplinas específicas promovem o pensamento crítico e soluções sustentáveis.
*Mobilização comunitária: Levar a educação ambiental às comunidades alcança públicos diversos e promove mudanças locais. Palestras, campanhas de arrecadação, aulas de reaproveitamento de materiais são exemplos de ações que incentivam a conscientização e a transformação coletiva.
*Ações em empresas e organizações: Empresas podem promover campanhas internas sobre redução de resíduos, economia circular e eficiência energética, além de tornar seus modelos negócios mais sustentáveis.
*Uso de tecnologia e mídias digitais: Ferramentas digitais, como aplicativos e jogos interativos, ajudam a ensinar de forma lúdica. Redes sociais também aumentam o alcance de campanhas ambientais, promovendo engajamento e disseminação de informações.
*Educação ambiental em casa: Ela começa com atitudes simples, como a separação correta dos resíduos, o uso consciente de água e energia e o cultivo de hortas. Assim, essas práticas, quando incorporadas ao dia a dia, ajudam a formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.
*Políticas públicas e parcerias estratégicas: Governos podem ampliar o impacto da educação ambiental por meio de programas de conscientização, criação de espaços verdes e pincentivos a práticas sustentáveis. Portanto, parcerias entre governos, ONGs, entidades gestoras e empresas tornam as iniciativas mais potentes.
“Além de sensibilizar para a preservação dos recursos naturais, a educação ambiental tem o poder de movimentar iniciativas contínuas e inclusivas, essenciais para garantir que a sustentabilidade esteja no centro do desenvolvimento social e econômico”.
Recentemente, foi lançada a plataforma ABREE pra educação, desenvolvida para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância da reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Deste modo, com conteúdos interativos e acessíveis, a iniciativa busca despertar o interesse desse público pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Além disso, atua como ajudadora de professores e comunidades com vídeos, cartilhas e outros materiais gratuitos para orientação ambiental.
“Já no site da associação, é possível localizar os pontos de recebimento mais próximos por meio de uma busca com o CEP. Além disso pode-se acessar uma lista completa dos produtos que podem ser entregues. Antes do descarte, é importante apagar todos os dados pessoais dos aparelhos, como celulares, tablets e notebooks. Também separar os produtos de outros resíduos e entregá-los inteiros e desligados, garantindo segurança e reciclagem eficiente.”
ABREE – desde 2011 a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos