Diário de Uma Onça
- dezembro 6, 2023
- 0
O dia da onça pintada, 29/11 leva em consideração a preservação da espécie topo da cadeia alimentar no Novo Mundo, já considerada sagrada pelos antigos Maias. A razão
O dia da onça pintada, 29/11 leva em consideração a preservação da espécie topo da cadeia alimentar no Novo Mundo, já considerada sagrada pelos antigos Maias. A razão
Redação
São Paulo, 06 de Dezembro de 2023
1,8 Minutos.
Documentário conta a jornada verídica de três gerações de onças-pintadas que conseguem sobreviver no Pantanal. O trabalho da ONG Onçafari traz o filme com narração em primeira pessoa da atriz Alanis Guillen, intérprete de Juma no remake da novela Pantanal.
A produção também estreia na Globoplay, em 6 de dezembro em comemoração ao Dia Nacional da Onça-pintada com patrocínio da ISA CTEEP, empresa de transmissão de energia no Brasil.
A data comemorativa é dia 29/11, mas o filme doc. chegou aos cinemas em 30 de novembro, na rede CINE LT3, e à Globoplay em 6 de dezembro, com patrocínio da companhia. O filme – uma coprodução WCP, Ventre Studio e Globoplay – narra a jornada verídica de três gerações de onças-pintadas que conseguem sobreviver no Pantanal (MS), graças ao trabalho de reintrodução dos felinos na natureza, promovido pela ONG Onçafari.
É, a partir desse feito, a primeira da história que reintroduz, com sucesso, a espécie em seu habitat natural. O documentário relata uma relação de coexistência entre onça e ser humano. A atriz Alanis Guillen, dá voz à Leventina, jovem felina que precisará se proteger de predadores e ameaças humanas, em meio aos avanço das mudanças climáticas.
Por meio do olhar de Leventina, o público poderá conhecer a jornada verídica de três gerações da espécie. Incluindo Fera, a avó e primeira no mundo a ser reintroduzida com sucesso na natureza e Ferinha, a mãe onça representando um marco na continuidade da espécie. Sozinha, na imensidão do Pantanal, a jovem felina deverá lutar pela sobrevivência a cada dia, assim como fizeram suas ancestrais.
Para Mario Haberfeld, fundador da ONG Onçafari e um dos produtores do filme, “o documentário Diário de uma Onça compartilha o sucesso da reintrodução de animais na natureza.
É uma das iniciativas de conservação do Onçafari. Esse processo pode ser usado em outros biomas e até mesmo em outros países.
Com essa história verídica, narrada pelo olhar de Leventina, queremos conquistar diferentes públicos, além daqueles que já gostam e são sensibilizados pela natureza”.
“É uma grande alegria reafirmar o nosso compromisso com a preservação. É mais uma parceria do Onçafari realizar o documentário Diário de Uma Onça.
A partir do Programa Conexão Jaguar, temos a missão de promover a conscientização sobre esta causa tão urgente. O combate às mudanças climáticas e de inspirar ações concretas para a proteção do nosso planeta”, diz Ana Carolina David, da comunicação da ISA CTEEP.
Com mais de 200 horas de material bruto filmado ao longo de três anos, o documentário é dirigido por Joe Stevens, reconhecido por seus documentários como Earth at Night (AppleTV+). Mario Haberfeld, ex-piloto de F1, fundador da ONG Onçafari e Fábio Nascimento, cineasta e fotógrafo documental completam o time.