16/05/2025
Educação Educadores Recentes

Dificuldade de Aprendizagem-TDAH-diferenças

  • abril 12, 2025
  • 0

Especialista explica como diferenciar e quando buscar ajuda PATROCINÁVELRedação São Paulo, 12/04/20252.4 Minutos. A psicóloga e psicopedagoga Roberta Passos esclarece os sinais que diferenciam dificuldades pedagógicas do Transtorno

Dificuldade de Aprendizagem-TDAH-diferenças

Especialista explica como diferenciar e quando buscar ajuda

A psicóloga e psicopedagoga Roberta Passos esclarece os sinais que diferenciam dificuldades pedagógicas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Ao longo do ano letivo, muitas famílias e professores começam a perceber desafios no desempenho escolar das crianças. Dificuldades para manter o foco, compreender conteúdos e acompanhar o ritmo da turma são queixas frequentes. Mas como saber se esses sinais indicam uma dificuldade de aprendizagem ou um transtorno como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)?

Segundo a psicóloga clínica e psicopedagoga Roberta Passos, especialista em Neuropsicologia pelo IPQ-FMUSP e com mais de 14 anos de experiência, a distinção entre essas condições é fundamental para garantir a intervenção correta e o suporte adequado.

“Nem toda dificuldade na escola significa que a criança tem TDAH. O transtorno envolve sintomas persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que impactam várias áreas da vida, não apenas o aprendizado. Já as dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a fatores emocionais, pedagógicos ou até a transtornos específicos, como a dislexia”, explica a especialista.

“O ideal é observar os sinais e procurar uma avaliação multidisciplinar, envolvendo psicólogos, psicopedagogos e neuropsicólogos. Um diagnóstico bem-feito evita que a criança seja rotulada indevidamente e permite que ela receba o apoio necessário para desenvolver seu potencial”, alerta.

Os pais e educadores devem ficar atentos a alguns sinais que podem indicar a necessidade de uma avaliação especializada:

“Ao notar essas dificuldades, o primeiro passo é buscar uma avaliação com profissionais qualificados. O diagnóstico precoce e o acompanhamento adequado fazem toda a diferença no desenvolvimento escolar e emocional da criança”, finaliza Roberta.

Roberta Marin Passos – 14+ anos como Psicóloga Clínica e PsicopedagogaNeuropsicologia pelo IPQ-FMUSP. Atende crianças, adolescentes e adultos em diversas queixas, entre elas dificuldade de aprendizagem.

Compartilhe:
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários