“É Fogo!” Crianças
- novembro 27, 2023
- 0
Excelente projeto de proteção e preservação de ambientes sensíveis da natureza devem ser desenvolvidos e aplicados desde cedo em todas as escolas.
Excelente projeto de proteção e preservação de ambientes sensíveis da natureza devem ser desenvolvidos e aplicados desde cedo em todas as escolas.
Redação
São Paulo, 26 de Novembro de 2023.
1 Minuto.
Muito interessante é o projeto associado à prevenção de incêndios, envolvendo o lançamento do livro educativo intitulado “É Fogo!” Destinado a profissionais da educação e adaptado às escolas, associações e organizações interessadas em desenvolver atividades relacionadas com a compreensão e prevenção dos riscos e impactos dos incêndios.
A bióloga Liana O. Anderson do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais /MCTI, declarou: “O objetivo principal é converter as instituições locais em mini “Cemadens”. Desta maneira, estas escolas, associações e organizações poderão servir como se fossem pequenas unidades de pesquisa. Elas estarão equipadas com metodologias científicas personalizadas para o público em geral. Estas unidades destinam-se especificamente a crianças e jovens.
Um dos objetivos é capacita-las para a geração de dados e informações. Portanto, através deste processo, objetivamos criar a consciência, e as competências de autoproteção e capacidades reflexivas.
“Estou confiante de que essas ferramentas preventivas poderão reverter gradativamente os cenários de incêndios generalizados no país. Esses esforços são dedicados a educar e informar indivíduos e instituições. Deste modo, ao mesmo tempo devem gerar informações científicas para apoiar a tomada de decisões informadas, por órgãos competentes” acrescentou a bióloga.
[N.E.: De fato, conscientizar a população do país desde cedo é uma proposta viável, de baixo custo. Assim, pode-se ajudar muito na preservação de áreas que precisam ser protegidas, tanto urbanas como rurais e em momentos de crise ou acidentes naturais. A agenda do meio ambiente, a partir do MCTI, é básica e altamente necessária para a proteção dos biomas mais sensíveis. Bem como para o desenvolvimento e o crescimento do país, e portanto, suas ações devem estar disponíveis em diversos centros educacionais, e ao alcance de todos. A partir daí desenvolvem-se tecnologias tanto educacionais quanto operacionais. Podemos e devemos apoiar para chegar à todas as escolas públicas. ]