17/05/2025
Conteúdos Economia Política Educação Recentes

Economia – Política – Educação – História

  • dezembro 6, 2024
  • 0

Economia, Política e Educação

Economia – Política – Educação – História

Diferenças básicas podem e devem ser utilizadas, enquanto dados comparativos, para entender melhor em números a situação dos elementos dispostos. Entretanto, as características individuais e peculiares de cada um, desde a sua formação e conformação histórica, social, econômica e política, cria um molde rígido. Deste só se pode sair por duas vias: revolução ou evolução. Ambas, porém, além do tempo, dependem intrinsecamente do caráter dos homens que as propõem, preparam e conduzem. A questão é humana e não se atem a molecagens e egoísmos.

Se a cada um dos países fossem dadas as mesmas condições, se todos tivessem o mesmo tamanho territorial, populacional, igualdade de números de economia, padrões políticos, jurídicos e administrativos; se todos produzissem alimentos e recursos naturais de toda ordem, e os explorassem da mesma forma, quantidade e qualidade, talvez se pudesse imaginar quadros e gráficos comparativos. Entretanto, as realidades, mesmo sob o prisma de uma perspectiva globalizada.

Entretanto, também percebemos que dos 41 países escolhidos para terem seus números colocados em tabela, 28 estão na Europa. Apenas um é do oriente médio, não há países asiáticos, à exceção da Coreia do Sul e apenas 5 são da América do Sul e Central. A conclusão possível neste caso é de uma abordagem, no mínimo tendenciosa e ideológica. Obviamente, isso não justifica, mas implica no desleixo e na falta de investimentos e responsabilidades dos entes federativos na utilização adequada dos recursos investidos em Educação ou em qualquer outra área.

Compartilhe: