17/05/2025
FÓRUM Educação Mundo de Negócios Pedagogos(as) Tecnologia

Ecossistema Digital AEL

  • janeiro 3, 2025
  • 0

Você já deve ter ouvido falar em Ecossistema Digital por aí, certo? Se não, veja uma breve descrição aqui. Mas,

Ecossistema Digital AEL

O que é ecossistema digital ? – ED é um conjunto de pessoas, ferramentas, sistemas e tecnologias interconectadas, que funcionam unidos. Portanto, uma combinação de diversos recursos, a fim de garantir o acesso à informação, em tempo real.

Englobar clientes, fornecedores, parceiros, aplicações, prestadores de serviços, dados e inúmeras tecnologias é a sua função. Porém, para que tudo isso funcione, é indispensável entender outro ‘conceito’: interoperabilidade.

Assim, em um ecossistema digital, ocorre uma interação completa de três camadas. Elas são: *Camada físicaou os dispositivos, equipamentos; *Camada de Informação ou os dados que se formam partir das informações recolhidas; e *Camada de aplicação sistemas e aplicações. Entretanto, sem as pessoas envolvidas ele não funciona. Assim como o sistema social.



Em outras palavras, não estamos falando apenas de conectar os muitos dispositivos e tecnologias. Nosso objetivo vai muito além. Garantir que as instituições aproveitem todas as camadas ao mesmo tempo, numa interação fluídica capaz de gerar mais agilidade nos diversos processos de interação com os ambientes externos e internos.

Um descritivo digital

Eis o que a IA da Microsoft CopIlot diz sobre o ED: – Um ecossistema digital é uma rede de diferentes componentes digitais interconectados que trabalham juntos para criar, distribuir e consumir conteúdos, serviços e produtos digitais. Ele inclui uma variedade de elementos como aplicativos, plataformas de mídia social, sites, dispositivos, software, e até infraestruturas de hardware e redes. O complemento humano oferece destaque e qualidade ao ED, e de fato, é indispensável.

Aqui estão alguns exemplos de componentes de um ecossistema digital:

  1. Plataformas de Mídia Social: Como Facebook, Twitter, e Instagram.
  2. Serviços de Streaming: Como Netflix e Spotify.
  3. E-commerce: Lojas online como Amazon e Mercado Livre.
  4. Dispositivos: Smartphones, tablets, computadores, e dispositivos IoT.
  5. Software e Aplicativos: Aplicativos móveis, sistemas operacionais, e softwares especializados.

Pense nisso como um ecossistema natural, onde diferentes organismos (neste caso, componentes digitais) interagem e dependem uns dos outros para sobreviver e prosperar. Ainda assim, o fator humano é preponderante.

Compartilhe: