Educação Básica Pública Brasileira
- janeiro 29, 2021
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O Grupo de Estudos sobre a Educação Básica Brasileira se mobilizou para mapear as questões mais relevantes no cenário da crise educacional em nosso país.
O Grupo de Estudos sobre a Educação Básica Brasileira se mobilizou para mapear as questões mais relevantes no cenário da crise educacional em nosso país.
Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira composto por integrantes do IEA da USP analisa e publica relatório: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais Diagnósticos e Propostas para a Educação Básica Brasileira.
São Paulo, 29/01 de 2021
1 Minuto.
Embora seja de alguns anos vale à pena ler sobre as discussões apontadas neste relatório pelos cientistas da USP sobre a Educação.
Ao ser constituído, em junho de 2017, pelo diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, professor Paulo Saldiva, o Grupo de Estudos sobre a Educação Básica Brasileira se mobilizou para mapear as questões mais relevantes no cenário da crise educacional em nosso país, propondo-se a realizar, no período de um ano, cinco seminários, cada um tendo como foco uma das questões norteadoras.
Assim o fez, promovendo o ciclo de seminários intitulado Educação Básica Pública Brasileira: Dificuldades Aparentes, Desafios Reais. Os resultados dos trabalhos estão apresentados neste relatório. Além dos professores Paulo Saldiva e Guilherme Ary Plonski, respectivamente diretor e vice-diretor do IEA-USP, que tiveram uma participação efetiva em cada uma das etapas dos trabalhos, compuseram o Grupo de Estudos os professores abaixo relacionados: – Chao Lung Wen – Elie Ghanem – Helena Singer – Hélio Dias – Lino de Macedo – Luís Carlos de Menezes – Nílson José Machado – Yvonne Mascarenhas.
O Coordenador Geral dos trabalhos foi o professor Nílson José Machado. Cada uma das etapas foi realizada com a participação solidária de todos os membros do Grupo.
Para facilitar as ações, assumiram a responsabilidade pela organização e pelo relatório parcial de cada um dos seminários os professores: Nílson José Machado (Seminário I – Magistério na Educação Básica Pública) Lino de Macedo e Luís Carlos de Menezes (Seminário II – Qualidade da Educação Básica) Hélio Dias (Seminário III – Tecnologias, Educação a Distância, Escola Integral) Elie Ghanem (Seminário IV – Documentos Oficiais) Helena Singer (Seminário V – Escolas e Experiências Inovadoras).
O Grupo contou com o importante apoio de uma leitura crítica discreta e competente de todos os relatórios parciais, realizada pela professora Yvonne Mascarenhas. Uma necessária tarefa de revisão final do texto foi realizada pelo professor Elie Ghanem.
Ao longo de todo o percurso, o Grupo se valeu do apoio e da dedicação dos integrantes da Equipe de Trabalho do IEA-USP, especialmente de Cláudia Regina Nóbrega Pereira, Rafael Borsanelli e Aziz Salem. A todos, os sinceros reconhecimentos da Coordenação.
Ao final dos trabalhos, o Grupo de Estudos da Educação Pública Básica Brasileira agradece a oportunidade da realização do ciclo de seminários sobre temas vitais para o país em um ambiente tão honroso e fecundo como o do IEA-USP. O resultado pode ser lido em PDF no site da publicações do IEA da USP: http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/diagnosticos-e-propostas-para-a-educacao-basica-brasileira-1
São Paulo, junho de 2018.
Nílson José Machado – Coordenador do Grupo.
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