Educação Mediada por Tecnologias Digitais
- maio 20, 2021
- 0
...refletindo sobre as inovações tecnológicas na educação, logo o que se deve acompanhar e medir é como as pessoas (professores e alunos) utilizam as ferramentas disponíveis por meio
...refletindo sobre as inovações tecnológicas na educação, logo o que se deve acompanhar e medir é como as pessoas (professores e alunos) utilizam as ferramentas disponíveis por meio
Tendências – As evoluções decorrentes das novas tecnologias digitais e de comunicação têm modificado de forma profunda, constante e regular várias dimensões da sociedade, tendo destaque especial à educação e, mais especificamente, na modalidade a distância.
Rio de Janeiro, 20/05 de 2021.
2 Minutos
A facilidade na criação de novas conexões cada vez mais velozes entre si, a disponibilidade e o acesso crescente de conteúdos a qualquer momento e de qualquer lugar, o uso de algoritmos de inteligência artificial cada vez mais refinados e associados à aprendizagem de máquinas, a diversificação de dispositivos móveis com capacidades crescentes de processamento e funcionalidades são todos fatores que têm transformado, e muito, a forma como as pessoas aprendem, desaprendem e reaprendem (uma espécie de meta-aprendizagem).
São inúmeras as tecnologias e plataformas digitais existentes com alto grau de impacto nos processos de cognição, potencializando a aprendizagem e ampliando as possibilidades de comunicação, interação e o surgimento de novos saberes. A *educação vem se digitalizando numa espiral ascendente a cada inovação tecnológica que é incorporada nos ambientes onde a aprendizagem ocorre. Tais inovações sempre trazem associadas a si três aspectos importantíssimos: as ferramentas, as pessoas e os processos.
A inovação só é plenamente aceita se esses três elementos se comunicam claramente com interfaces e responsabilidades bem definidas, além da existência de um ambiente que permita o seu pleno desenvolvimento, permitindo identificar as melhorias, propor correções e medir resultados. No caso em estudo, estamos refletindo sobre as inovações tecnológicas na educação, logo o que se deve acompanhar e medir é como as pessoas (professores e alunos) utilizam as ferramentas disponíveis por meio de processos e regras claras que em conjunto geram resultados de ampliação da aprendizagem e de descoberta de novos caminhos cognitivos.
Como forma de contribuir, descreveremos a seguir algumas das tendências em educação a distância, no que concerne ao advento de inovações tecnológicas:
Por fim, fica claro que boa parte das tendências acima colocadas não são de forma alguma baseadas em tecnologias e metodologias recentes, mas se tornam inovadoras quando aplicadas num ambiente propício, com uma finalidade específica e com uma cultura pronta para recebê-las. Todos têm como base a ciência e a exploração massiva da necessidade inata do ser humano em se comunicar e se relacionar, objetivando alcançar novas descobertas sobre si mesmo e sobre o ambiente em que ele interage (sejam essas relações reais ou virtuais, presenciais ou remotas).
Cada vez mais percebemos que a educação é uma forma sofisticada de comunicação, onde o transmissor e o receptor trocam de posições numa frequência acelerada pelas tecnologias digitais, alternando momentos de reflexão e refração da informação, gerando conhecimentos multidisciplinares em várias e imprevisíveis direções.
Max Damas – Gestor acadêmico – Especialista em educação e novas tecnologias.
[N.E. * site do MEC – não parece funcional. Uma demonstração de que não se está priorizando esta modalidade Educação.]