Elas Pilotam Bem D+
- setembro 4, 2023
- 0
Com 70% delas pilotando carros protótipos, elas conseguem marcas expressivas na condução de projetos de eficiência energética limpa. Você conhece o nosso bioetanol?
Com 70% delas pilotando carros protótipos, elas conseguem marcas expressivas na condução de projetos de eficiência energética limpa. Você conhece o nosso bioetanol?
Redação
Rio de Janeiro -RJ, 31/08/2023
2 Minutos.
A competição pela construção de protótipos de carros energeticamente supereficientes terminou no dia 1º de setembro. Nos boxes, centenas de jovens universitários constroem, consertam e aperfeiçoam seus veículos, para serem usados por Etanol, Bateria Elétrica e Gasolina.
[N.E.: A equipe do laboratório de pesquisas em bioenergias renováveis da UNICAMP, capitaneada pelo Profº Drº. Gonçalo Pereira, está à frente de projetos inovadores e revolucionários na conquista e produção de biocombustíveis limpos e sustentáveis ecológica e economicamente.]
Nas pistas, 39 equipes com condutores na disputa pelo melhor aproveitamento com o menor uso de energia. Num universo considerado tão masculino como o automobilismo, o protagonismo das mulheres no Shell Eco Marathon tem um número bem significativo: 70% das equipes têm pilotas.
Luiza Custódia, pilota da equipe Triângulo Verde da UFTM, fala sobre ser uma das representantes femininas na competição: “É muito gratificante poder representar as mulheres nesse espaço. Eu faço engenharia mecânica e na minha sala tem 5 meninas só, entre 40 homens. Poder estar aqui e mostrar que a gente não é menos que ninguém. E ao contrário do que pensam, não estou só dirigindo, estou também na parte técnica e mecânica.”
Thaís Riquinho, pilota da Pato a Jato, da UTFPR Pato Branco, comenta sobre o peso de estar à frente de uma das equipes que é destaque no evento: “A gente sempre foi muito subestimada nessa área, e ver o protagonismo feminino é algo muito novo, e motivo de muito orgulho e responsabilidade. A gente está sempre abrindo processo seletivo porque queremos cada vez mais mulheres no time.”
Por ter enfrentado algumas dificuldades em um ambiente considerado masculino, Thaís conta que criou um projeto para incentivar as meninas a se sentirem acolhidas e representadas. “Hoje mesmo, vieram umas meninas de 8 anos visitar o boxe e ficaram surpresas me perguntando se mulher também podia ser pilota. E eu respondi que a mulher pode ser o que quiser.”
Já a aluna Paula Gomes, pilota estreante da IFECO do IFRS Rio Grande, ressaltou que a representatividade não está somente na direção:
“Metade da nossa equipe é de mulheres. E acho que uma das coisas que mais gosto na nossa equipe: ter tantas mulheres carregando nossa bandeira”.
Quando questionada sobre o protagonismo das pilotas no volante ela explica: “não é só o tamanho e peso, nós somos destemidas, a gente se envolve com amor, e tem coragem para assumir esse papel, e as críticas que a gente escuta servem de mais combustível para deixar a gente mais forte.”
Cada equipe tem quatro chances de realizar o percurso, que contempla 10 voltas na pista (840m), em no máximo 25 minutos. Vence a equipe que finalizar o percurso utilizando a menor quantidade de energia.
A Shell Eco-marathon é a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Neste ano, a competição reuniu cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru.
Na edição de 2022, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), unidade da cidade de Pato Branco, se consagrou tetracampeã. Elas disputaram na categoria de Combustão Interna, com o espantoso resultado de 619 km/litro de etanol.
Na categoria de Bateria Elétrica, o campeonato premiou a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, que completou o circuito com uma eficiência energética de 312 km/kWh.
Shell Brasil está instalada há 110 anos no Brasil. Shell é uma empresa inglesa (fusão com Royal Dutch Petroleum – holandesa) de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis.