Empoderamento Feminino e Meliponicultura – Riquezas
- julho 5, 2021
- 0
O curso foi pensado e montado com muito carinho e está sendo desenvolvido de forma conjunta entre todos os envolvidos, em que todos estão dando o melhor de
O curso foi pensado e montado com muito carinho e está sendo desenvolvido de forma conjunta entre todos os envolvidos, em que todos estão dando o melhor de
Abelhas são seres alados que vem encantando e ajudando a humanidade desde que as usamos há pelo menos 40 mil anos. Curso apresenta as relações entre estes seres incríveis e as mulheres.
Poços de Calda, 05/07 de 2021.
1 Minuto
Sua íntima relação com as flores, que no olhar de amantes da natureza pode ser traduzido como poesia pura, move literalmente a vida terrestre em nosso planeta, originando a diversidade dos frutos que nos alimentam e as sementes que reiniciam o ciclo da vida.
A relação entre a vida das abelhas sociais, a importância e a força das mulheres na sociedade humana é incrível, pois dentro de uma colmeia, as abelhas do sexo feminino são responsáveis pela fecundidade, pelo trabalho de manutenção, defesa, realizam a busca e a transformação do alimento. Trabalho do qual podemos reconhecer na maioria das mulheres atualmente!
A Meliponicultura é uma atividade sustentável que tem um impacto positivo no local onde ela é implantada, pois, como já foi falado, promove a vida no entorno. Diferentes relatos de quem trabalha com abelhas nativas “sem ferrão” atestam que esta convivência proporciona serenidade e paixão.
Porém, mais que isso, este curso propõe a cada mulher, um mergulho no conhecimento sobre essas abelhas e ao mesmo tempo, em um autoconhecimento, promovendo sua transformação e o reconhecimento como um ser criativo e empreendedor, capaz de promover mudanças em sua vida, na vida de sua família e na sociedade a seu redor.
Através disso, a professora Isabel Ribeiro do Valle Teixeira do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Poços de Caldas, desde o ano de 2019 vem desenvolvendo e coordenando cursos de Empoderamento Feminino usando a Meliponicultura como ferramenta transformadora socioambiental e socioeconômica. Nos dois primeiros anos fui selecionado como tutor e neste terceiro ano estou como professor voluntário de um lindo e importante projeto que só cresce!
Neste ano de 2021 o curso foi pensado e trabalhado em cinco capítulos, os quais deram origem a nossa primeira cartilha “Mulheres do campo e abelhas nativas: trabalhando juntas por um mundo melhor”. O acesso à apostila em PDF é gratuito e pode ser baixada neste link.
Os capítulos se dividem em:
Essa cartilha foi coordenada pela professora Isabel através do projeto “Mulheres e Abelhas: Educação ambiental e construção de autonomia popular feminina” e aprovado no Edital 09/2020 Pró-reitoria de extensão IF Sul de Minas. A cartilha foi redigida e revisada pelos seguintes autores:
Infelizmente não temos edições impressas para disponibilizar, entretanto o material permanece acessível a todos que têm curiosidade e vontade de se aprofundar na arte da criação e manejo de abelhas nativas sem ferrão. Nesta apostila, procuramos ressaltar de forma linear a essencial importância das abelhas para nosso planeta, assim como das mulheres para nossa sociedade!
Este curso foi pensado e montado com muito carinho e está sendo desenvolvido de forma conjunta entre todos os envolvidos, em que todos estão dando o melhor de si. Esperamos que o resultado possa ser saboreado como o mais puro e rico mel.
Gleycon Silva – Gestor Ambiental – Doutorando – Mestre em Ciências Ambientais pela UNIFAL