ENEM 2021. Preparado?
- dezembro 11, 2020
- 0
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista...
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista...
Para te ajudar na sua jornada estudantil, AEscolaLegal deu uma lida na cartilha preparada pelo INEP e apresenta alguns detalhes importantes de como você deve agir para realizar sem erros a prova deste próximo ano. A despeito das condições específicas e preocupantes desta pandemia, o MEC anunciou as datas para a aplicação do ENEM 2021. Preparado?
Redação
São Paulo, 11/12 de 2020.
3 Minutos
As datas para esta versão 2020 foram escolhidas a partir de critérios que envolveram pesquisa com alunos, secretário estaduais e municipais de Educação do todos o estados da união. Mas, infelizmente, tudo pode mudar. Afinal, Saúde e Educação não receberam nestes 3 últimos anos a atenção que merecem.
A versão impressa do Enem será realizada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.
A versão digital do Enem será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.
Janeiro 2021 – Dia 17 Aplicação do Enem impresso – 1º dia
Dia 24: Aplicação do Enem impresso – 2º dia
Dia 31 Aplicação do Enem Digital – 1º dia.
Em Fevereiro 2021 – Dia 7: Aplicação do Enem Digital –
2º dia Dia 24 – Aplicação do Enem PPL/Reaplicação – 1º dia
Dia 25 – Aplicação do Enem PPL/Reaplicação – 2º dia
O que não mudou – você já sabe que não pode tirar zero, certo? Então, eis o que diz a cartilha.
“A prova de redação exigirá de você a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade.
Nessa redação, você deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Você também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.”
Dois (2) professores lerão e farão a correção e serão cinco (5) as competências exigidas e analisadas:
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. Redação com letra ilegível poderá não ser avaliada. O título é um elemento opcional na produção da sua redação.
Tudo o que você copiar e que já estiver escrito no texto, será desconsiderado. Apenas o que você escrever, as suas ideias próprias, do seu jeito, terão valor.
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. 2. O Texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas. 3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção. 4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: 4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”. 4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. 4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
Eis o link com o Edital da prova impressa com tudo o que você precisa saber para não perder as provas.
A inscrição custa R$ 85, e para o Enem 2020 impresso deve ser realizada pelo endereço: enem.inep.gov.br/participante – O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição pelo endereço, em data a ser divulgada.
O Cartão informará a opção pelo Enem 2020 impresso; o número de inscrição; a data, a hora e o local do Exame; a indicação do(s) Atendimento(s) aprovado(s), caso tenha(m) sido solicitado(s); a opção de língua estrangeira selecionada; e as orientações relativas ao Exame. O local de prova do participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no endereço e no aplicativo oficial do Enem, em data a ser divulgada pelo Inep. É de responsabilidade do participante acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição e acompanhar a divulgação do seu local de prova pelo endereço
Nos dias de realização do Exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília-DF). É proibida a entrada do participante no local de prova após o fechamento dos portões.
Atenção aos horários – O acesso à sala de provas será permitido com a apresentação de documento de identificação com foto válido, e dentro do horário estabelecido neste Edital. A aplicação das provas terá início às 13h30 e término às 19h, no primeiro dia, 1º de novembro de 2020, e às 18h30, no segundo dia, 8 de novembro de 2020, horário de Brasília-DF.
É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Consideram-se documentos válidos para identificação do participante: a) Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; b) Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; c) Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017; d) Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018; e) Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; f) Passaporte; g) Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; h) Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Obrigações do estudante durante as provas – Estão PROIBIDOS: aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes – todos os aplicativos, funções e sistemas deverão ser desativados e desligados, incluindo alarmes. Tudo deverá estar dentro do envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Não portar fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas, Declaração de Comparecimento impressa, óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo, e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
Não portar armas de qualquer espécie, exceto para os casos previstos no art. 6º da Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003. Caso o participante apresente autorização de porte de armas, deverá informar ao aplicador, que o direcionará a prestar o Exame em sala extra.
Todas as suas duvidas poderão ser respondidas com a leitura deste Edital e com os profissionais de educação da sua escola.
Boa sorte!