17/05/2025
Colunistas Destaques Notícias

Engenharia em Transe

  • março 7, 2025
  • 0

Sequência de Denúncias sobre atuações suspeitas do CONFEA continua. Engenharia cobra transparência do CONFEA e da CCSS sobre possíveis irregularidades[...]

Engenharia em Transe

Sequência de Denúncias sobre atuações suspeitas do CONFEA continua. Engenharia cobra transparência do CONFEA e da CCSS sobre possíveis irregularidades

Engenharia em Transe
José Manoel Ferreira Gonçalves

O pedido de esclarecimento tem como foco questões cruciais que precisam de respostas urgentes por parte do Conselho, incluindo:

Todavia, segundo José Manoel Ferreira Gonçalves, “a ausência de um posicionamento claro e transparente do CONFEA e da CCSS reforça a necessidade de fiscalização e cobrança por parte da sociedade e dos profissionais da engenharia. Portanto, estamos falando de recursos públicos, e qualquer indício de má gestão precisa ser rigorosamente esclarecido”.

Luta por transparência

Assim sendo, o documento enviado pelo engenheiro requer que as informações sejam fornecidas no prazo estabelecido pela Lei de Acesso à Informação, período inicial de 20 dias. Entretanto pode ser prorrogáveis por mais 10 mediante justificativa. O pedido também destaca o papel fundamental da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema na gestão econômico-financeira do Sistema Confea/Crea e da Mùtua. Ou seja, reforça sua responsabilidade na análise de atos administrativos e na tomada de contas especial.

A solicitação foi encaminhada ao Portal da Transparência do CONFEA, à Ouvidoria e diretamente aos conselheiros membros da CCSS. Incluindo Paulo Maurício, Daniel Robles, Francis Franco e demais membros responsáveis pelo tema.

José Manoel Ferreira Gonçalves
Engenheiro – Pós Doutor pela Un. Lisboa

Compartilhe: