Escola Feminista de Política Públicas
- maio 14, 2021
- 0
A formação online sobre gênero e políticas públicas aborda questões sociais, políticas e econômicas que permeiam a realidade das mulheres brasileiras.
O curso Cidade das Mulheres inaugura a Escola Feminista de Política e Políticas Públicas (EFPP) – uma ação da Iniciativa Brasilianas e da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas.
Formação online e gratuita recebe inscrições até dia 16 de maio.
Redação
São Paulo, 14/05 de 2021.
1 Minuto
O curso Cidade das Mulheres é a primeira formação promovida pela Escola Feminista de Política e Políticas Públicas (EFPP), um espaço online idealizado pela Iniciativa Brasilianas. O curso, realizado em parceria com a Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, está com inscrições gratuitas abertas até o dia 16 de maio.
A formação online sobre gênero e políticas públicas aborda questões sociais, políticas e econômicas que permeiam a realidade das mulheres brasileiras.
O curso inicia no dia 17 de maio, e conta com uma programação de 20 horas divididas entre aulas e atividades extras. Além das aulas exclusivas para as inscritas no curso, a programação contempla lives abertas ao público sobre temas como os impactos da pandemia nas mulheres e violência política de gênero.
Todas as inscritas serão contempladas e poderão assistir às aulas gravadas conforme a sua disponibilidade. Ao final do curso, será lançada uma publicação digital com uma seleção de textos autorais produzidos pelas alunas do curso. As participantes também receberão certificado.
Serviço:
Curso Cidade das Mulheres
Formato: 5 aulas. Além das aulas, 3 lives estão programadas: dias 17/05, 31/05 e 14/06, com início às 19h.
Onde: Youtube da Brasilianas, aulas apenas para inscritas (link por e-mail). Lives abertas.
Link de Inscrição: http://forms.gle/uUREJKPXMhbytUVC7 até 16/05.
As aulas iniciam dia 17/05. A participante receberá e-mail de confirmação ao final das inscrições.
Módulo 1 – Brasil
Aula 1 – A política e as mulheres – Beatriz Mendes
Conceitos introdutórios e cenário Brasil e Mundo de participação feminina na política. Exemplos de participação, o poder legislativo, executivo, conselhos e sociedade civil.
Aula 2 – Mulheres na Política – Roberta Eugênio, Instituto Alziras
Aprofundamento dos motivos da baixa participação política feminina. Problemas estruturais como racismo, machismo e classismo são abordados. Apresentação de outras realidades possíveis. Como incluir mais mulheres na política?
Módulo 2 – Brasil e São Paulo
Aula 3 – Políticas Públicas para Mulheres – Beatriz Sanchez
O que são? Para que servem? O Plano Nacional será apresentado, bem como legislações locais. Quem formula esta política? O que precisamos que seja feito para implementar uma cidade mais feminista?
Aula 4 – Mulheres e a Cidade de São Paulo – Thaisa Torres
Desigualdade na cidade de São Paulo Indicadores da Cidade de São Paulo. Luta das mulheres na cidade e importância da mobilização social para avançar. Direito à cidade e mulheres. O futuro que queremos (com experiências de políticas públicas para mulheres).
Aula 5 – Gestão Pública e Mulheres – Flávia Batista
Panorama das mulheres na gestão pública brasileira e na cidade de São Paulo. Quais ações podem ser adotadas para incluir mais mulheres na administração pública?
Lives
17/05, 19h – Pandemia, mulheres e economia
31/05, 19h – Mulheres, política e violência política de gênero
14/06, 19h – Formação feminista: quem são as mulheres que querem mudar o futuro
Sobre as professoras do curso:
Beatriz Mendes Chaves
Beatriz Chaves é mestranda em Ciência Política pela USP e bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela mesma instituição. Tem se dedicado a estudar o financiamento eleitoral de mulheres e negros no Brasil.
Beatriz Sanchez
Doutoranda e mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. É formada em Relações Internacionais pela mesma Universidade. É pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva do CEBRAP.
Roberta Eugênio, Instituto Alziras
Roberta Eugênio é advogada formada pela UERJ e mestre em direito pela UFRJ. Membro do Instituto Alziras, atua diante do enfrentamento às desigualdades de gênero, relações étnico raciais, política e violências institucionais.
Thaisa Torres
Gestora de Políticas Públicas (USP) e ativista no tema mulheres e política. Tem experiência em assessoria legislativa na Câmara Municipal de São Paulo e em projetos de desenvolvimento local e economia solidária no Vale do Ribeira.
Flávia Batista
Bacharel em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP), atua há sete anos no setor Público em temas como cultura, orçamento e finanças públicas e assessoria de gabinete. Em 2018 fundou a Iniciativa Brasilianas, na qual é Coordenadora e Gestora do Projeto Mulheres na Política e Escola Feminista de Política e Políticas Públicas.
Informações de contato:
Thaisa Nunes
iniciativabrasilianas@gmail.com
011 97581 7018 (Whatsapp)