ESPAÇO PARA COMPOSITOR CONTEMPORÂNEO
- setembro 18, 2020
- 0
John Rutter é o que se pode chamar de "compositor raiz", de acordo com a explicação do maestro, já que o músico tem um trabalho semelhante aos compositores
John Rutter é o que se pode chamar de "compositor raiz", de acordo com a explicação do maestro, já que o músico tem um trabalho semelhante aos compositores
Compositor contemporâneo é interpretado em nova edição do Notas Musicais. Flautista e Orquestra de Ribeirão Preto executam canção de John Rutter.
Redação
São Paulo, 18/09 de 2020.
1 Minuto
A nova edição do Notas Musicais, programa produzido pela pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), apresenta uma canção feita por um compositor contemporâneo, o britânico John Rutter.
No vídeo, o prelúdio da canção Suite Antique é interpretado pelo flautista Sérgio Cerri, junto com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, e o maestro Parcival Módolo, faz os comentários.
John Rutter é o que se pode chamar de “compositor raiz”, de acordo com a explicação do maestro, já que o músico tem um trabalho semelhante aos compositores clássicos, como Mozart ou Beethoven.
Estes dois fazem parte da primeira grande escola musical de Viena, que é o nome dado ao grupo de compositores do Classicismo (na segunda metade do século XVIII) de Viena, Áustria.
Estas denominações – primeira escola e segunda escola, foram criada para classificar a produção musical e estilística dos diversos e mais importantes mestres compositores que marcaram a grande música erudita.
Na primeira escola de Viena encontramos os grandes Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven e os que lhes sucederam no tempo, e chegaram até meados do século XX: Franz Schubert , Anton Bruckner, Johannes Brahms e Gustav Mahler.
“Existem vários compositores que fazem música de qualidade, para grandes orquestras e em uma linguagem nova. O John Rutter é um deles”, diz Módolo.
A música interpretada no vídeo é apenas o prelúdio da composição, ou seja, a primeira parte da peça do músico britânico.
Parcival Módolo ressalta que Suites são músicas de concerto que possuem ritmos, e que são feitas a partir de canções de danças, como valsas e tangos. “É um convite para que vocês conheçam a composição inteira”, afirma.
O vídeo com o prelúdio da Suite Antique, de John Rutter, está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=rBZ3n7LkUnI&feature=youtu.be&ab_channel=TvMackenzie