Estratégias de Desenvolvimento
- setembro 11, 2024
- 0
Estratégias de Desenvolvimento dos Países de Capitalismo Maduro. Neste texto as oportunidade de entender como as grandes economias do Século
Estratégias de Desenvolvimento dos Países de Capitalismo Maduro. Neste texto as oportunidade de entender como as grandes economias do Século
Desenvolvimento – Abordagem Desenvolvimentista – Estratégica
Campinas, SP – 11/09/2024
1,8 Minuto.
Os países de capitalismo maduro, como os Estados Unidos e os principais países da Europa (UE), seguiram estratégias de desenvolvimento dinâmicas.
Ou seja, evoluíram ao longo do tempo, desde
a industrialização inicial até a criação de economias baseadas em serviços e tecnologia.
Entretanto, embora as suas estratégias constituam exemplos, necessitam ser adequadas ao estágio histórico e às características geográficas, demográficas, econômicas, sociais e políticas em comum dos países com grandes populações.
Assim, o desenvolvimento inicial foi baseado na industrialização pesada, com foco em manufaturas, siderurgia, ferrovias e construção naval. Esses países fizeram investimentos massivos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para liderar a inovação tecnológica em áreas como automóveis, aviação, eletrônica, informática e biotecnologia.
Para tanto, necessitaram massificar a educação e aumentar o capital humano (capacidade pessoal de ganho) disponível. Ou seja, fortes sistemas educacionais com ênfase em Educação Superior e Pesquisa criaram uma força de trabalho altamente qualificada. Assim, estabeleceram universidades e centros de pesquisa de renome mundial e atraíram talentos e impulsionam a inovação e o desenvolvimento tecnológico.
[N.E.: De fato, analisar com frieza a importação das grandes cabeças pensante da Alemanha, por exemplo pelos EUA, na esteira do desenvolvimento bélico consequente das 2 grandes guerras europeias, mas não só, e no conhecimento avançado da Física, da Química, da Medicina, das Ciências Naturais e Humanas, como parte desta estratégia.]
Portanto, foi fundamental o desenvolvimento de uma infraestrutura de transporte eficiente, incluindo rodovias, ferrovias, aeroportos e portos. Assim, nesse âmbito, entrou a Infraestrutura Digital com a modernização contínua das infraestruturas de telecomunicações e tecnologia da informação. Hoje, há a adaptação à economia digital com o crescimento de indústrias de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Instalou-se uma economia baseada em serviços e tecnologia. Houve a expansão do setor de serviços, incluindo finanças, saúde, educação, turismo e entretenimento.
Fernando Nogueira da Costa – Profº. Dr. Titular no Instituto de Economia UNICAMP
Para adicionar um comentário a este artigo clique aqui .
Para comentar nesta página role e página até o box Comentário.