Estratégias de Desenvolvimento com Grande Força de Trabalho
- agosto 13, 2024
- 0
Quais são de fato as condições que determinam as diferenças entre os países, apesar de suas estratégias de desenvolvimento?
Quais são de fato as condições que determinam as diferenças entre os países, apesar de suas estratégias de desenvolvimento?
Campinas, SP – 13/08/2024
2.7 Minuto.
Desenvolvimento – Abordagem Desenvolvimentista – Abordagem Estratégica
Há um grupo de cinco países com força de trabalho acima de 100 milhões pessoas a partir de 2022: China (782 milhões), Índia (554 milhões), Estados Unidos (169 milhões), Indonésia (138 milhões) e Brasil (109 milhões). Esses números, grosso modo, correspondem a pouco mais da metade do total populacional e de 2/3 da população adulta.
A força de trabalho compreende pessoas com 15 anos ou mais capazes de fornecerem mão de obra para a produção de bens e serviços durante um período específico. Inclui pessoas atualmente empregadas e pessoas desempregadas, mas procurando trabalho, bem como pessoas em busca do primeiro emprego.
Nem todo o mundo trabalhador está incluído nessa força de trabalho. Os trabalhadores não remunerados, os trabalhadores familiares e os estudantes são omitidos. Alguns países não contam os membros das Forças Armadas. A dimensão da força de trabalho tende a variar, durante o ano, porque os trabalhadores sazonais entram e saem.
Esses países emergentes, exceto os Estados Unidos com capitalismo maduro, geralmente, adotam estratégias de desenvolvimento levando em conta suas grandes populações e a necessidade de gerar emprego e crescimento econômico sustentado. Esses países costumam utilizar uma combinação de políticas industriais, agrícolas, tecnológicas, educacionais e sociais para impulsionar o desenvolvimento.
Estratégias de Desenvolvimento com Força de Trabalho Médio
A segunda faixa populacional de força de trabalho vai do sexto colocado – Paquistão com 78,86 milhões, ao trigésimo-segundo Canadá com 21,36 milhões. Entre esses 26 países se destacam a Rússia (8ª. 73,8 milhões), Japão (10ª. 69,11 milhões), México (12ª. 58,72 milhões), Vietnam (13ª. 55,69 milhões), Alemanha (15ª. 44,20 milhões), Reino Unido (19ª. 34,38 milhões), França (21ª. 31,62 milhões), Coreia do Sul (23ª. 29,31 milhões).
Os países com uma força de trabalho na faixa de 20 a 80 milhões de pessoas costumam adotar estratégias de desenvolvimento baseadas em suas características geográficas, demográficas, econômicas, sociais e políticas. Geralmente, buscam equilibrar o crescimento econômico, a modernização industrial, a melhoria das condições sociais e a estabilidade política.
Também optam por investimento em setores industriais, desde manufatura leve até indústrias pesadas e tecnológicas, para diversificar a economia e reduzir a dependência de setores primários. Na promoção de setores de tecnologia, oferecem incentivos para o desenvolvimento de setores de alta tecnologia e inovação, como a eletrônica, biotecnologia e tecnologia da informação.
Igualmente, providenciam a criação de um ambiente favorável para Investimentos Estrangeiros Diretos (IED), com incentivos fiscais, regulamentos flexíveis e proteção aos direitos de propriedade. O estabelecimento de Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) também é comum para atrair empresas multinacionais e promover a exportação.
Todos fazem investimentos significativos em infraestrutura de transporte (rodovias, ferrovias, portos) e energia para suportar o crescimento industrial. Da mesma forma, investem no desenvolvimento de infraestrutura digital, incluindo redes de telecomunicações e internet de alta velocidade, para suportar a economia digital.
O foco do investimento em educação está em melhorar o sistema educacional, com ênfase em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), ou seja, sua educação é mais focalizada. Mas não deixa de ter programas de formação e requalificação profissional para criar uma força de trabalho qualificada e adaptável às necessidades do mercado.
Fernando Nogueira da Costa – Professor Titular no Instituto de Economia da UNICAMP
Para adicionar um comentário a este artigo clique aqui
Para comentar na revista role a página até o box Comentários
Veja neste link do FMI o PIB dos diversos países do mundo – clique aqui.