ColunistasEconomiaEducação Política

Estratégias de Desenvolvimento com Grande Força de Trabalho

É instrutivo comparar essas estratégias de desenvolvimento de países com grandes populações e as estratégias características de países, primeiro, com populações médias e, depois, pequenas. Há diferenças substantivas ou flagrantes?

Fernando Nogueira da Costa

Campinas, SP – 13/08/2024
2.7 Minuto.

Desenvolvimento – Abordagem Desenvolvimentista – Abordagem Estratégica

Há um grupo de cinco países com força de trabalho acima de 100 milhões pessoas a partir de 2022: China (782 milhões), Índia (554 milhões), Estados Unidos (169 milhões), Indonésia (138 milhões) e Brasil (109 milhões). Esses números, grosso modo, correspondem a pouco mais da metade do total populacional e de 2/3 da população adulta.

A força de trabalho compreende pessoas com 15 anos ou mais capazes de fornecerem mão de obra para a produção de bens e serviços durante um período específico. Inclui pessoas atualmente empregadas e pessoas desempregadas, mas procurando trabalho, bem como pessoas em busca do primeiro emprego.

Nem todo o mundo trabalhador está incluído nessa força de trabalho. Os trabalhadores não remunerados, os trabalhadores familiares e os estudantes são omitidos. Alguns países não contam os membros das Forças Armadas. A dimensão da força de trabalho tende a variar, durante o ano, porque os trabalhadores sazonais entram e saem.

Um certo Combo desenvolvimentista

Esses países emergentes, exceto os Estados Unidos com capitalismo maduro, geralmente, adotam estratégias de desenvolvimento levando em conta suas grandes populações e a necessidade de gerar emprego e crescimento econômico sustentado. Esses países costumam utilizar uma combinação de políticas industriais, agrícolas, tecnológicas, educacionais e sociais para impulsionar o desenvolvimento.

Estratégias de Desenvolvimento com Grande Força de Trabalho

Os países com uma força de trabalho na faixa de 20 a 80 milhões de pessoas costumam adotar estratégias de desenvolvimento baseadas em suas características geográficas, demográficas, econômicas, sociais e políticas. Geralmente, buscam equilibrar o crescimento econômico, a modernização industrial, a melhoria das condições sociais e a estabilidade política.

Também optam por investimento em setores industriais, desde manufatura leve até indústrias pesadas e tecnológicas, para diversificar a economia e reduzir a dependência de setores primários. Na promoção de setores de tecnologia, oferecem incentivos para o desenvolvimento de setores de alta tecnologia e inovação, como a eletrônica, biotecnologia e tecnologia da informação.

Infra de olho no Futuro e Educação

Igualmente, providenciam a criação de um ambiente favorável para Investimentos Estrangeiros Diretos (IED), com incentivos fiscais, regulamentos flexíveis e proteção aos direitos de propriedade. O estabelecimento de Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) também é comum para atrair empresas multinacionais e promover a exportação.

Todos fazem investimentos significativos em infraestrutura de transporte (rodovias, ferrovias, portos) e energia para suportar o crescimento industrial. Da mesma forma, investem no desenvolvimento de infraestrutura digital, incluindo redes de telecomunicações e internet de alta velocidade, para suportar a economia digital.

O foco do investimento em educação está em melhorar o sistema educacional, com ênfase em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), ou seja, sua educação é mais focalizada. Mas não deixa de ter programas de formação e requalificação profissional para criar uma força de trabalho qualificada e adaptável às necessidades do mercado.

Veja neste link do FMI o PIB dos diversos países do mundo – clique aqui.

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.