Expressões e Metodologias que Transformam o Ensino
outubro 27, 2021
0
Educação vem se transformando ao longo dos anos, em um processo natural e até necessário, diante de novas tecnologias, formatos e metodologias, impostas pelo imperialismo e busca de
Já foi o latim (nas Ciências), mas normalmente surgem termos e palavras diferentes, que muitas vezes vêm de outro idioma – atualmente é o inglês (língua comercial) , com os quais nem todos estão habituados. A Educação vem se transformando ao longo dos anos, em um processo natural e até necessário, diante de novas tecnologias, formatos e metodologias, impostas pelo imperialismo e busca de hegemonia cultural, política e econômica. Expressões e Metodologias que Transformam o Ensino procuram e conseguem transformar a mente a cultura das pessoas. Mas, quem decide?
Redação
São Paulo, 28/10 de 2021.
1 Minuto
Multilingual é global, é até interplanetário… (Img. Internet)
Eis um um brevíssimo dicionário com alguns desses termos e seus significados.
Homeschooling: devido à pandemia, com as escolas fechadas, crianças e jovens passaram a estudar em casa. No entanto, o que vivemos, provisoriamente, não deve ser confundido com o ensino domiciliar – tradução de homeschooling – isso porque, para essa modalidade, que é permitida em alguns países, mas não no Brasil, é preciso que pais e responsáveis definam, não só o material didático, conteúdo pedagógico, além do acompanhamento e intermédio do conhecimento.
[N.E.: o que significa, em teoria pais preparados para exercerem a função de professores]
Gamificação: (do inglês gamification), a adaptação do termo em português traduz o conceito de criar jogos, com aspectos lúdicos e divertidos, para situações de não jogos. A técnica traz elementos de jogos digitais – como avatares, ranking, premiações, desafios – para atividades escolares. Uma das principais vantagens do método é engajar e estimular os estudantes, desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas, convívio com os pares, além de dar autonomia e protagonismo ao aluno em seu processo de aprendizagem.
Blended Learning: (traduzido por ensino híbrido) na pandemia, a modalidade ficou ainda mais em evidência, embora já fosse trabalhada antes em muitas escolas. O método aposta na interação e troca de experiências de atividades presenciais, sem deixar de usar a tecnologia e recursos on-line.
Cultura maker: o conceito traz a importância do aluno “botar a mão na massa”, porque considera que a aprendizagem se dá por meio da ação e do protagonismo dele na construção do conhecimento, além do pensamento crítico.
BNCC – Base Nacional Comum Curricular:documento normativo, homologado em 2018 pelo Ministério da Educação, que estabelece aprendizagens essenciais para todos os alunos da educação básica do País – que compreende educação infantil, fundamental e ensino médio – tanto na rede pública, quanto privada.
Habilidades Socioemocionais:são competências para além da sala de aula, que o aluno leva em situações do cotidiano e da vida fora da escola. Por não serem estritamente cognitivas, essas habilidades estão ligadas à capacidade de conviver melhor com as próprias emoções e com as diferenças, do desenvolvimento interpessoal e a tomada de decisões mais assertivas. A própria BNCC exige que as habilidades socioemocionais sejam trabalhadas no currículo.
[N.E.: está na mesma vibração semântica do skils and levels: traduzindo – competências e níveis – mas as emocionais vêm de casa…]
MinLab – Fundada em Israel em 1994, é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. No Brasil desde 2006, está em 17 estados.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.