Idosos Ativos? Quem: Eu – eu – eu
- maio 20, 2025
- 0
Humanas, mulheres, trabalhadoras, mães, casadas, formadas, solteiras, separadas, guerreiras, iguais - conjunto de atribuições que não se desfaz por idade, cor de pele, status social.
Humanas, mulheres, trabalhadoras, mães, casadas, formadas, solteiras, separadas, guerreiras, iguais - conjunto de atribuições que não se desfaz por idade, cor de pele, status social.
Fernando Nogueira da Costa
Campinas, São Paulo, 20/05/2025
2.4 Minutos.
Em um mundo globalizado e impactado por rápidas transformações, aceleradas pelas novas tecnologias, a incorporação da diversidade, da equidade e das diferentes formas de inclusão em organizações e economias tornou-se ainda mais complexa.
Em especial na última década. Aqui intensificou-se a percepção de um mercado mais diversificado, promover o crescimento sustentável do mundo corporativo ao se tornar mais flexível e plural. Portanto, com melhores condições de enfrentar crises globais, segundo Ana Bavon. Ela é a fundadora, CEO e head de estratégia da B4People, especializada em direitos humanos e ESG.
Porém, a especialista aponta que essa diversificação não é algo simples. Para ela, não basta as empresas adotarem políticas de inclusão. Ou seja, em ambientes compartilhados por diferentes gerações, os obstáculos são grandes e nem sempre aparentes.
‘Por exemplo, se você pensar em um programa de desenvolvimento para mulheres, não pode se esquecer de olhar para as mulheres negras dentro desse programa. São elas que sofrem com o sexismo e o racismo ao mesmo tempo. Portanto, o programa que você colocou não vai funcionar ou vai funcionar somente para uma parcela da população. Assim, isso faz com que a desigualdade continue ou se amplifique”.
Outra questão levantada por Bavon é perceber que a interseccionalidade é uma metodologia de trabalho, de desenvolvimento de produtos e de serviços. Pois, lida com um olhar acurado para o público interno e externo, ou ainda para os stakeholders.
“Não existe uma possibilidade de você colocar algo com qualidade no mundo, pretendendo que seja inclusivo, se você não fizer isso de forma interseccional. Porque as problemáticas se atravessam, são transversais”.
Fernando Nogueira da Costa – Profº Drº. Titular IE UNICAMP
Para adicionar um comentário a este artigo clique aqui.
Para comentar aqui role e página até o box Comentário.