17/05/2025
Ciências Pedagogos(as) Recentes Sociedade

Inclusão em Ação

  • janeiro 21, 2025
  • 0

Novas metodologias que podem ser aplicadas para melhorar a adaptação do autista e fortalecer as suas habilidade sociais.

Inclusão em Ação

Uma Nova Abordagem para Habilidades Sociais no Transtorno do Espectro Autista

Conectando Mundos: O Livro-Caixinha Que Transforma Habilidades Sociais. Ferramenta inovadora para a inclusão de pessoas com TEA. Entre perguntas e respostas O Livro-Caixinha está impulsionando o desenvolvimento social de autistas.

A Editora Matrix acaba de lançar um recurso inovador que promete revolucionar a forma como abordamos o desenvolvimento de habilidades sociais em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Idealizado pela renomada psicóloga e neuropsicóloga Mariana Ramos, em colaboração com a Dra. Gesika Amorim, especialista em educação médica e pediatria, e o Dr. Pietro Cavichini, reconhecido por sua atuação em neurologia e saúde mental, este livro-caixinha é um verdadeiro marco na inclusão e interação social.

Com quase duas décadas de experiência na área da saúde mental, Mariana Ramos dedicou seus últimos anos a aprofundar-se nas nuances do TEA. Assim, a parceria com Gesika e Pietro trouxe um olhar multidisciplinar e rico em conhecimento prático, com foco no desenvolvimento integral das pessoas com autismo.

Inclusão em Ação
Livro Caixinha – Autistas

Mas o que torna essa ferramenta tão especial? O livro-caixinha contém 100 perguntas cuidadosamente elaboradas para facilitar a aquisição e o fortalecimento das habilidades sociais. Ou seja, sua flexibilidade permite que seja utilizado tanto em atendimentos individuais quanto em grupos, adaptando-se às particularidades de cada usuário.

Inovação e desafios

Assim, a proposta é criar um ambiente terapêutico que estimule a interação social e contribua para a construção de vínculos saudáveis e significativos – destaca a Dra. Gesika Amorim. Portanto, uma abordagem visando não apenas superar desafios sociais, mas também cultivar conexões genuínas.

A metodologia do livro é meticulosamente adaptada às necessidades de cada participante, proporcionando experiências que transformam desafios em oportunidades de aprendizado positivo. “O objetivo é oferecer um caminho construtivo para o desenvolvimento social”, explica a Dra. Mariana.

Entretanto, este lançamento não é apenas um avanço para os profissionais da saúde mental; é uma luz para toda a comunidade que deseja compreender melhor e apoiar o desenvolvimento de pessoas com TEA. Cotudo, a iniciativa, nos coloca bem mais perto de um mundo onde todos possam se sentir incluídos e valorizados.


Dra. Gesika Amorim – Mestre em Educação médica, com Residência Médica em Pediatria.
Pós Graduada em Neurologia e Psiquiatria, com formação em Homeopatia Detox (Holanda),
Especialista em Tratamento Integral do Autismo.
Possui extensão em Psicofarmacologia e Neurologia Clínica em Harvard.
Especialista em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental; Homeopata, Pós Graduada em Medicina Ortomolecular
(Medicina Integrativa) e Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil.

Compartilhe: