17/05/2025
Conteúdos Cultura Sistêmica Sociedade

Índios das Américas

  • fevereiro 13, 2025
  • 0

Há mais de 11 mil anos eles já estavam por aqui, pelas Américas. Caçando, coletando, plantando, fabricando roupas, armas, casas em harmonia...

Índios das Américas

Guardadas as devidas diferenças, os povos originários dos EUA bem como os do Brasil são os verdadeiros donos das terras. Todo o resto é invasor. Os verdadeiros norte-americanos foram “indígenas” autóctones. Seus nomes tornaram-se a designação de 25 estados (ou regiões) dos EUA, de acordo com o nome de suas tribos.

Redação

Índios das Américas
Gigantes no Quarup do Xingu – onde 16 etnias convivem atualmente. (Img. Web)

1 – Alabama: Nomeado em homenagem à tribo do Alabama, ou Alibamu, uma tribo falante da língua muskogeana. Fontes dividem-se entre os significados “limpadores de arbustos” ou “coletores de ervas” medicinais ou para alimentação (tempêros?)

2 – Alasca: Nomeado assim pela palavra aleutalaxsxaq“, que significa “o continente”

3 – Arizona: Nomeado assim pela palavra de língua (ou dialeto) O’odham “al ĭonak”, que significa “pequena primavera”. O tronco linguístico abrangia diversas tribos que iam dos EUA até o México (que foi invadido pelos norte-americanos)

4- Arkansas – Referindo-se a tribo Quapaw – Kwa.

5 – Connecticut: Nomeado em homenagem à palavra da língua da tribo moicanaquonehtacut“, que significa “lugar do longo rio de maré”

6- Havaí: É uma palavra original em língua havaiana que significa “pátria”.

7 – Illinois: Nomeado após a palavra de Illinois “illiniwek”, que significa “homens”. O tronco linguístico tem ligação com os Miami-Illinois

8- Iowa: Nomeado em homenagem à tribo de Ioway, cujo nome significa “neve cinzenta”

9 – Kansas: Nomeado em homenagem à tribo Kansa, cujo nome significa “pessoas do vento sul”

10 – Kentucky: As origens não são claras, pode ter sido nomeado após a palavra da língua iroquesaKentake“, que significa “no prado”. Também atribuído a numerosos idiomas indígenas, com vários significados possíveis. Alguns destes significados são “terra do amanhã”, “terra de cana e perus”.

Semelhanças e desrespeito aqui e lá.

11 – Massachusetts: Nomeado em homenagem à palavra da língua algonquina “Massadchu-es-et”, que significa “grande-colina-pequeno-lugar”.

Índios das Américas
Orgulhoso guerreiro norte-americano (Img. Web)

12 – Michigan: Da palavra da tribo Chippewa “Michigama”, que significa “lago grande”

13 – Minnesota: Minnesota – de duas palavras sioux, mini, que significa “cor-de-céu”, e sota, que significa “água”. A expressão mini sota (“águas cor-de-céu”) era usada pelos humanso da tribo (na verdade uma federação com diversas tribos) Sioux para descrever o Rio Minnesota.

14 – Mississippi: O nome do rio foi nomeado pelos humanos da tribo Choctaw, que significa “grande água” ou “pai das águas”.

15 – Missouri: Nomeado em homenagem à tribo do Missouri cujo nome significa “aqueles que têm canoas escavadas”.

16 – Utah – O Congresso americano criou o Território de Utah em 1850. Foi nomeado o território conforme a tribo nativa americana Ute que vivia na região.

Portanto, o (des)governo da gestão bolsonarista – 2018 até 2022 foi absolutamente negligente e até bem cruel com a questão indígena brasileira. Entrementes, as ações dos governos norte-americanos e, principalmente as atuais declarações do presidente Trump não parecem nada favoráveis aos povos originais. Afinal, ele declarou recentemente que vai expulsar o que não seja branco para a América (EUA, diga-se) voltar a crescer. Mas, quem é o invasor?

Clique para saber mais sobre:
O que é Língua?
E Dialeto?

O que é Cultura?
Povos Indígenas do Brasil (Site)
_________________________________________oo0O0oo_________________________________________

Para comentar role a página até o box Comentário.

Compartilhe: