Inovadores de Ensino – Stakeholders
- maio 31, 2020
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Toda vez que você, ou sua empresa/instituição gera interesse, por causar algum impacto noutra pessoa, cliente, por exemplo, você obtém um stakeholder - um possível colaborador...
Toda vez que você, ou sua empresa/instituição gera interesse, por causar algum impacto noutra pessoa, cliente, por exemplo, você obtém um stakeholder - um possível colaborador...
Edson Zobgi
Lisboa – PT – 31/05/2020
1 Minuto.
A mesma está sujeita a críticas, claro que está, mas espero que sejam construtivas. Um programador logo que perceba o modelo aqui sugerido poderá criar um sistema viabilizador dele, se for este o caso, estou disponível para participar da empreita, vamos à ideia:
Nome provisório Metodologia para formação dos stakeholders relacionados a um universo profissional qualquer.
1ª passo: A partir da declaração de um tema formativo escolhido por um grupo de formandos, definem-se três tipos de públicos:
De posse da identificação desses três públicos e para que tenhamos uma boa adesão à formação, convidamos os públicos dos itens A e B para participarem como “monitores”, interagindo com seus conhecimentos e enriquecendo assim toda a troca entre os formandos.
Ao mesmo tempo, ao fazer o convite para os “monitores” criamos a motivação para a participação e atingimos o objetivo de reciclar os que têm competências explícitas, mas que estão desatualizadas com a prática, bem como de alguma forma podemos formalizar curricularmente os que praticam, mas não têm a certificação.
Com isso, o público do item C participa de uma formação rica, com interações a debates dos outros públicos, com aspectos de “como fazemos”, ou de “o que a teoria indica”, tudo sob a tutela de um formador com conhecimentos pedagógicos, que além de exibir os conteúdos, age como maestro, como se estivesse a reger uma orquestra com diferentes instrumentos (talvez este formador possa ser substituído por um sistema pedagógico automatizado, de preferência com Inteligência Artificial.)
Esta metodologia visa suprir a falta de interesse e de participação dos formandos nas formações tradicionais e deve certificar (de formas distintas) todos os participantes (monitores e formandos).
Desta forma o ambiente de formação passa a ser mais atrativo, pela riqueza dos conhecimentos e interações e pelo foco nos objetivos dos formandos. Isso não nos dá uma boa APP para uso em empresas e instituições de ensino? Comentem…
Edson Zogbi – CEO EZInnovTools – Writer and Specialist in Innovation Management