Instituto Them e AEscolaLegal Promoveram
- junho 8, 2021
- 0
Fundamenta-se no novo paradigma de justiça no qual se oportuniza à vítima, agressor e demais envolvidos no ato, a colocação de seus motivos e necessidades num processo dialógico
Fundamenta-se no novo paradigma de justiça no qual se oportuniza à vítima, agressor e demais envolvidos no ato, a colocação de seus motivos e necessidades num processo dialógico
A Plataforma e Revista AEscolaLegal, o Instituto THEM e a Equipe Justiça em Círculo realizaram debate online sobre Justiça Restaurativa na Escola, a fim de orientar e fomentar a disseminação das práticas restaurativas na rede de Educação. O objetivo é organizar métodos e ações para a convivência e o desenvolvimento da Cultura de Paz. O evento ocorreu no dia 05 de Junho às 16 h e foi transmitido pelo canal AEscolaLegal Conversa do YouTube.
Redação
São Paulo, 08/06 de 2021.
1 Minuto
A Justiça Restaurativa (JR) se constitui em um processo ou método que trata as situações de ofensa focalizando a responsabilização de todos os envolvidos para que coletivamente identifiquem os danos e obrigações decorrentes da ofensa ou agressão.
Fundamenta-se no novo paradigma de justiça no qual se oportuniza à vítima, agressor e demais envolvidos no ato, a colocação de seus motivos e necessidades num processo dialógico que possa reconhecer danos, repará-los e restabelecer o bem estar emocional.
A Escola é um microssomo onde as questões da convivência são processadas de forma muito especial levando em conta a multiplicidade das relações entre crianças, jovens, professores, pais e comunidade.
As diferenças sociais, psicológicas, emocionais da cada pessoa aliadas aos papéis esperados promovem relações tensas marcadas muitas vezes por conflitos, indisciplina, agressões e ofensas.
Neste sentido os princípios e paradigmas da Justiça Restaurativa aplicam-se nos ambientes da escola de forma preventiva, propondo relações mais dialógicas entre seus componentes, construção coletiva de regras de convivência de forma a aproximar e criar relações de confiança entre professores, alunos e os demais atores.
Aplicam-se, ainda, às situações conflitivas em tais ambientes, buscando espaços de diálogo, escuta, inclusão, corresponsabilização e restabelecimento das relações.
Acesse o site do Instituto THEM e veja os cursos promovidos pela equipe com experiência e intercâmbios internacionais.
Assistam o vídeo do evento aqui.