17/05/2025
Destaques Educação Política Nacional Sociedade

Isso é ‘Woke’?

  • fevereiro 6, 2025
  • 0

Movimento ganhou força e tornou-se, para além da cor da pele, uma luta contra opressão, injustiça social e ataques aos direitos das minorias...

Isso é ‘Woke’?

O mundo é uma bagunça…essa ideia de pureza é uma falácia, há divergências em todos os lugares.” Simples: A espécie é uma só. Comida, lugar, costumes, educação e cultura criam diferenças, mas são todas de superfície. Abre o olho sobre esta afirmação de Barack Obama.

Mais do que uma palavrinha solta, o termo assumiu ultimamente, significados bastante importantes na política cultural ocidental. Diz a história que ficar esperto, se ligar, abrir os olhos surgiu durante as manifestações do Black Lives Matter. Mas, bem antes, Mohamad Ali ou Cassius Clay, famoso e polêmico boxeur de origem afro-norte-americana já havia proferido declarações contestando a supremacia branca na construção e domínio dos EUA. Antes dele, outro presidente plêmico norte-americnao Abraham Linconl foi figura importante nesta construção libertária.

Martin Luther King e Malcon X foram da mesma forma importantes figuras co- construtoras da identidade e afirmação do povo preto (negros) de origem afro-norte-americana. Artistas, músicos, filósofos, políticos, escritores, pensadores e cientistas de grande parte do mundo ocidental aderiam a causa, lembrando fatos da escravidão e do racismo contra o que lutraram durante toda a sua vida. Assim, o movimento se espalhou pela Europa, África e principalmente nas Américas. Lembremos Mahatma Ghandi, Nelson Maldela são outros exemplos importantes. Tanto quanto o Haiti, a primeira república negra livre das Américas.

Woke – Temos exemplos históricos importantes também no Brasil. Desde os séculos passados na formação da nossa sociedade. Zumbi dos Palmares. Para o povo afrodescendente brasileiro muito mais importante do que a princesa Isabel. Basta lembrar daqueles que verdadeiramente lutaram pela liberdade contra a escravidão e o racismo. Abdias do Nascimento, considerado um intelectual de primeira grandeza junto com Milton Santos, pensador e professor estiveram conosco já no século XXI. Outros mestres trouxeram suas contribuições para o pensamento global de justiça social, crescimento e desenvolvimento material e espiritual do país são de grande influência na cultura e Educação de nossa gente. Portanto, merecem ser conhecidos, pensados e debatidos, estudados em todas as escolas.

Representatividade – na atualidade temos outras figuras importantes: José Vicente o reitor da Univerdade Zumbi dos Palmares, e mulheres de grandeza inigualável que precisam ter respeitadas pela sua enorme e incontestável capacidade de pensamento, articulação e crítica.

Elas são muitas, e estão por aí como cientistas, empresárias, políticas, professoras, pesquisadoras, artistas lutadoras pela liberdade, equidade e justiça. Lutando por espaços de igualdade e importância nas Américas Central e do Sul. E por todo o Brasil .

Compartilhe: