Itaipu Parquetec – avanços
- novembro 16, 2024
- 0
Avançar no uso recursos energéticos, autossustentáveis, economia e proteção ao meio ambiente, em respeito a vida é fundamental no Brasil.
Avançar no uso recursos energéticos, autossustentáveis, economia e proteção ao meio ambiente, em respeito a vida é fundamental no Brasil.
Redação
Foz do Iguaçu – PR, 16/11/2024
3.9 Minutos.
O Itaipu Parquetec, em parceria com a Petrogal Brasil S.A. (Joint Venture Galp | Sinopec), recebeu no dia 11 de Novembro o 2º Workshop do projeto “Sistema Modular Híbrido de Baterias de Primeira e Segunda Vida com Diferentes SOH (State Of Health) para Fornecimento Ininterrupto de Energia” (SAE-H). O evento apresentou os avanços do projeto, que se encontra em fase de desenvolvimento e tem previsão para ser concluído em junho de 2025.
Com o aumento nas vendas de veículos elétricos, a demanda por baterias também cresceu. Portanto, é essencial o desenvolvimento de estratégias para o fim de vida dessas baterias, que são substituídas com cerca de 70-80% da capacidade original. O projeto, conta com recursos das cláusulas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ele busca promover a sustentabilidade no setor de energia por meio da combinação de baterias novas e de segunda vida com supercapacitores. Portanto, cria um sistema híbrido de armazenamento de energia capaz de fornecer energia ininterrupta e otimizar o uso de recursos.
O sistema de armazenamento de energia proposto pelo Parque permite trabalhar simultaneamente com baterias de primeira e segunda vida. No âmbito do projeto, serão utilizadas baterias de segunda vida de lítio. Isso, por conta da capacidade remanescente oriunda de sua primeira aplicação. Também as baterias de sódio de primeira vida, em razão da sustentabilidade ambiental associada à esta tecnologia e à capacidade técnica do Itaipu Parquetec. A instituição trabalha com a tecnologia de baterias de sódio há mais de uma década.
Para o Diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite, este projeto representa um grande avanço no cenário atual. Trabalha com um sistema híbrido que também utiliza baterias de segunda vida. “O interesse global em soluções sustentáveis para baterias é crescente, especialmente porque o lítio, é um recurso escasso, caro, e não possui um processo de reciclagem eficiente. Portanto, esse projeto é extremamente relevante e traz uma solução inteligente e sustentável”, explica..
O sistema desenvolvido pela equipe técnica do Itaipu Parquetec, inclui um conversor bidirecional de múltiplos canais e um sistema inteligente de controle de energia. O objetivo é reduzir os custos e aumentar a confiabilidade do armazenamento de energia. Ou seja, busca impulsionar a sustentabilidade, dando um novo propósito às baterias veiculares usadas e propondo alternativas para os geradores a diesel utilizados como backup energético. Com isso contribuir para um futuro mais limpo e eficiente.
O Diretor de Inovações Brasil da Petrogal Brasil S.A., Carlos Augusto, explica que “a nossa estratégia é criar soluções que possam ser compartilhadas com os nossos parceiros. A ideia é, por meio de uma colaboração com o Itaipu Parquetec, levar essas inovações ao mercado. Além de fortalecer as parcerias, queremos promover produtos sustentáveis e com real impacto no mercado”.
Assim, o evento incluiu apresentações dos responsáveis pelo projeto, discussões técnicas sobre as etapas seguintes e uma visita técnica da Galp nas instalações do Parque. Segundo o Engenheiro Eletricista do projeto, Jonas Villela de Souza, “os resultados deste projeto demonstram a grande capacidade do Itaipu Parquetec no âmbito da transição energética. Ou seja, com um olhar de recursos energéticos renováveis, temos a possibilidade de se posicionar através da capacidade técnica no ambiente de pesquisa e desenvolvimento voltado às empresas de óleo e gás. Assim, o nosso próximo passo é dar continuidade à fase final do projeto, onde iremos refinar o protótipo e validar cada funcionalidade em um ambiente de testes relevante”.
Este importante reconhecimento tem por objetivo premiar os resultados de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que tragam inovações tecnológicas para o setor de energia, realizados no Brasil. Estão envolvidas as instituições de pesquisa credenciadas pela ANP e empresas brasileiras, em colaboração com empresas do setor petrolífero. Portanto, o prêmio também destaca as contribuições de personalidades da indústria e área acadêmica para o desenvolvimento do setor.
O projeto de sistema híbrido de baterias, desenvolvido através da parceria entre Itaipu Parquetec e Petrogal Brasil S.A., está como finalista na categoria de “Meio Ambiente e Redução de Impactos Ambientais“. A cerimônia de premiação acontece dia 2 de dezembro, no Rio de Janeiro. Lá, os finalistas e vencedores de cada categoria receberão troféus e certificados.
“Contudo, chegar à final deste prêmio já é uma grande conquista para o projeto. É portanto, uma forma significativa de reconhecimento da qualidade do trabalho realizado. Esse prêmio tem um valor imenso, para nós da Galp, na qualidade dos projetos que estamos selecionando e reconhecidos. Tanto quanto para o Itaipu Parquetec. O ganho de visibilidade e reforça a competência e a excelência no trabalho executado”, ressalta a RD&I Project Manager da Petrogal Brasil S.A., Heloisa Althoff.