Italianos no Brasil 150 Anos
- fevereiro 16, 2024
- 2
Embaixada brasileira em Roma comemora os 150 anos de chegada dos italianos no Brasil.
Embaixada brasileira em Roma comemora os 150 anos de chegada dos italianos no Brasil.
PATROCINADO
São Paulo, 16/02/2024
1,5 Minutos.
A partir dos dias 20 e 21 de fevereiro, no Palácio Pamphilj, em Roma, por ocasião da celebração do sesquicentenário da imigração italiana ao Brasil, a Embaixada brasileira na Itália promoverá palestra e jantar que marcam a abertura das comemorações dessa importante efeméride.
Os eventos terão a participação de autoridades governamentais, empresários, jornalistas e representantes da sociedade e do mundo acadêmico e cultural de ambos os países. Serão encontros iniciais para recordar a união dos dois povos e promover um caminho renovado no tradicional relacionamento bilateral.
“A diáspora italiana assentou precioso legado nas artes, na cultura, na economia e constitui componente vibrante na formação do povo e da identidade brasileiros. O ‘Dia Nacional do Imigrante Italiano’, celebrado no Brasil em 21 de fevereiro, remonta à expedição de Pietro Tabacchi, que atracou com o navio La Sofia no Espírito Santo. Em 1874, no com 380 famílias, a chegada marcou simbolicamente o início do processo de imigração italiana”, destaca o embaixador brasileiro em Roma, Renato Mosca.
Enaltecendo esse marco de 150 anos da imigração italiana em nosso país, a Embaixada do Brasil na Itália convidou expressiva comitiva brasileira para comemorar em conjunto a data. Entusiasta do projeto, o delegado da Accademia Italiana della Cucina em São Paulo, Gerardo Landulfo, uniu-se à Embaixada para colaborar na organização dos eventos.
Ele comentou: “nossa proposta é aproveitar a ocasião para reforçar os laços afetivos e, a partir de um menu ítalo-brasileiro. Portanto, promover a importância histórica de uma cozinha apreciada pelos dois povos e apresentar receitas e produtos brasileiros inspirados na tradição italiana”.
O Instituto Guimarães Rosa – Roma (IGR-Roma) e a Accademia Italiana della Cucina farão no próximo dia 20 de fevereiro uma palestra sobre “A Importância da Imigração Italiana nos Hábitos Alimentares dos Brasileiros”. O evento contará com a participação de Gerardo Landulfo e do jornalista brasileiro, J. A. Dias Lopes. Ele é o autor da obra “Oriundi – História e Receitas da Cozinha Ítalo-Brasileira de São Paulo”. Em seguida, será servido um coquetel com quitutes e espumantes brasileiros.
No dia 21, será realizado na sala Palestrina o jantar do sesquicentenário, com receitas ítalo-brasileiras preparadas por chefs italianos que trabalham em São Paulo. Antonio Maiolica (Temperani Cucina) e Pasquale Mancini (Terraço Itália) e os chefs brasileiros que atuam na cozinha da Embaixada do Brasil em Roma, Bruno Rappel e Wagner Porto Almeida prepararão os pratos.
O encerramento desta primeira semana será no dia 22, com o jantar da delegação de São Paulo da Accademia Italiana della Cucina em conjunto com a delegação de Roma Aurelia, dirigida por Salvatore Di Giulio, servindo o mesmo menu ítalo-brasileiro, no tradicional restaurante romano, Osteria Palmira, do chef Claudio Rocchi.
Os eventos contam com o valioso apoio de Pirelli, Grupo Comolatti, aQuamec, Colégio Dante Alighieri, Miolo e Eventi Italia.
Sou descendente de italianos, por parte de mãe e pai! Para mim, a Itália sempre esteve em minha alma…Já estive algumas vezes nesse país maravilhoso e, até estudei a língua Italiana, vários anos! Fico muito feliz em ter emmeu sobrenome, a origem de meus avós. A cidade chama-se Massa, próximo à Carrara! Viva a Itália e, viva o Brasil, que acolheu a esperança e alegria de um novo mundo!