Game desenvolvido por pesquisadores da USP, UFSCar e Universidade Técnica de Berlim ensina de forma lúdica, empresas a se integrarem às novas tendências produtivas e a lidar com imprevistos.
Jornal da USP – AEscolaLegal
São Paulo, 03/02 de 2020.
1 Minuto
Você já ouviu falar em Indústria 4.0? Conhecido como a 4ª Revolução Industrial, o conceito traz princípios, ações e estratégias de mercado que visam a alavancar uma empresa por meio de sua integração às novas tendências produtivas.
Para auxiliar gestores a compreenderem as principais características, tecnologias e habilidades relacionadas à Indústria 4.0, pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Técnica de Berlim desenvolveram o Boardgame i4.0, jogo de tabuleiro que ajuda os profissionais a absorverem um vasto conteúdo sobre o tema.
O jogo desafia os participantes a alcançarem seus objetivos por meio de instrumentos da Indústria 4.0. No início da atividade, os jogadores escolhem a carta que melhor representa a meta da empresa.
A cada jogada, os competidores têm a possibilidade de adquirir “capacitações”, que podem ser novas tecnologias, serviços de manutenção preventiva, acessórios da área de internet das coisas, máquinas inteligentes, funcionários especialistas em determinada área, pacotes de segurança de dados, entre outros produtos e ações que devem ser escolhidos de forma estratégica e certeira para que o plano de negócio da equipe tenha sucesso.
Um Jogo de Tabuleiro Ajuda Empresas
Ao final da partida, vence quem obtiver mais pontos e conquistar os chamados “certificados de excelência”, que servem para atestar a evolução da empresa em diferentes aspectos (veja no quadro).
Com uma temática inédita no Brasil, o game pode ser jogado em cerca de quatro horas. Os cientistas criaram cartas com diferentes objetivos para abranger empresas dos mais variados segmentos. Os participantes, no entanto, não sabem quais certificados de excelência devem obter ao término do game para que suas metas sejam atingidas, o que torna o jogo ainda mais desafiador.
É preciso estar atento a cada etapa, pois certas capacitações só podem ser adquiridas se a empresa tiver desenvolvido outras antecipadamente. Ao final de cada rodada, é feita uma espécie de “contabilidade” para saber quais serão as consequências para cada time de acordo com as ações que foram tomadas. Se a empresa perder pontos, ainda poderá se recuperar no decorrer da partida.
Henrique Fontes
Assessoria de Comunicação da EESC/USP
Veja um vídeo explicativo:
https://youtu.be/mxG4Bi8aAkk?list=TLGGLiZn2VEYCqIwMzAyMjAyMQ