Cultura SistêmicaEducadoresLiteraturaMulherProfessore(a)s

“Luana – a Menina que Sabia Voar”

Este é o 2º livro de Priscila Cruz. Durante seus voos, ela confia na sua capacidade de mudar a realidade para melhor. A mensagem do livro, mais do que otimista, é propositiva, mostrando que é possível e preciso transformar a vida. O livro “Luana, a menina que sabia voar” propõe a interdisciplinaridade com linguagem poética e instigante.

Assessoria de Imprensa

1 Minuto

São Paulo, 26/03 de 2021.

É um pássaro? É um avião? É um super-herói? É um drone? Não, é “Luana, a menina que sabia voar” (Editora Autografia). Para muito além da associação com a viagem por meio da leitura, o enredo de Priscila Cruz, pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, remete a sensações do cotidiano e provoca questionamentos diante das vivências comuns às crianças. A obra é dedicada à função de leitura paradidática, contribuindo na proposta pedagógica pela transversalidade dos temas abordados.

“Luana, a Menina que Sabia Voar” Capa.
(Ilustração: André Gabeh)

Empatia, sustentabilidade, empoderamento, autoestima, diversidade são valores explorados para despertar o senso crítico, sem extrapolar os limites da ingenuidade inerente à infância. E sem deixar de provocar encantamento, o livro se propõe a levar a reflexão como apoio às abordagens feitas pelos pais, em família ou entre amigos.

A autora defende que a literatura pode ser uma forma de estimular o pensamento sobre o respeito às diferenças. “A personagem do meu livro é corajosa, ela vê em cada dificuldade a possibilidade de lutar por um mundo melhor.

Como venho me dedicando à interdisciplinaridade ao longo dos últimos quatro anos nas minhas pesquisas e no trabalho, escrevi um livro que fala sobre possibilidades, formas de mudar a realidade através das nossas ações”, afirma.

Para personificar “Luana, a menina que sabia voar” e apresentar a história em detalhes e imagens foi convidado o ilustrador André Gabeh, responsável por revelar o universo da protagonista e seus amigos, trabalho em aquarela que permite a identificação com tantas outras crianças. Tanto pela temática como pela qualidade editorial, a obra pode ser uma boa indicação para fazer parte de planos de aula.

Priscila Cruz formada em Pedagogia UFRJ. Profª na Rede Municipal de Ensino do RJ.
Mestranda no Programa de Pós-Grad de Ensino em Educação Básica – Mestrado Profissional (PPGEB) PPGEB/CAp UERJ.

iIustrador: André Gabeh é cantor, escritor e ilustrador.

Ficha técnica:
Título: Luana, a menina que sabia voar – Priscila Cruz – Ilustrador: André Gabeh – Editora: Autografia

Compartilhar

Redação

ÆscolaLegal é um esforço coletivo de profissionais interessados em resgatar princípios básicos da Educação e traduzir informações sobre o universo multi e transdisciplinar que a envolve, com foco crescente em Educação 4.0 e além, Tecnologia/Inovação, Sustentabilidade, Ciências e Cultura Sistêmica. Publisher: Volmer Silva do Rêgo - MTb16640-85 SP - ABI 2264/SP