16/05/2025
Educação Educadores Pedagogos(as) Professore(a)s

Manual de Habilidades Sociais

  • fevereiro 15, 2025
  • 0

Competências pedagógicas, conhecimento e habilidades sociais - empatia, respeito, escuta ativa são essencias para o professor atual.

Manual de Habilidades Sociais

Instituto Del Prette lança manual de habilidades sociais para avaliar professores. O Instituto é uma referência para profissionais e estudiosos da área.

Redação

O Instituto Del Prette está lançando um manual que apresenta o Inventário de Habilidades Sociais Educativas (HSE-Prof), desenvolvido por seus coordenadores para avaliar as habilidades sociais educativas dos professores.

Assim, é uma escala inovadora de avaliação que pode ser amplamente utilizada em práticas e pesquisas. Ele é utilizado para avaliar a competência social pedagógica dos professores, baseada em suas habilidades sociais educativas. “A escala é composta por 45 itens que descrevem comportamentos sociais requeridos na relação entre professor e aluno. Portanto, extremamente útil para o processo de aprendizagem acadêmica quanto para o desenvolvimento socioemocional dos alunos”, destaca Zilda Del Prette. Ela é fundadora do Instituto Del Prette, PhD, Mestre e Doutora em Psicologia e Professora Universitária com mais de 40 anos de experiência.

O Manual do Inventário de Habilidades Sociais Educativas (HSE) está dividido em três partes:

  1. Introdução, com a contextualizado da política educacional e da formação de professores e a fundamentação teórica das habilidades sociais no contexto educacional, destacando a importância de avaliar e promover as habilidades sociais educativas para os professores (e educadores em geral);
  2. Apresentação da escala e orientações para sua aplicação, apuração e interpretação, indicando possibilidades de intervenção em termos de formação continuada de professores. Todavia, a aplicação e apuração podem ser feitas online, facilitando o processo;
  3. Detalhamento dos estudos psicométricos que evidenciam a validade e precisão da mensuração feita com o IHSE-Prof.

“Assim sendo, o IHSE-Prof permite uma autoavaliação do professor que tem se mostrado uma importante ferramenta de sua reflexão e aperfeiçoamento profissional. Ou seja, indispensável para identificar necessidades formativas e para monitorar e aperfeiçoar a efetividade dos programas e processos de formação inicial e continuada de professores. Por isso, é muito útil para gestores educacionais, psicólogos educacionais e pedagogos comprometidos com a efetividade e a afetividade das relações professor-aluno. Portanto, com uma aprendizagem acadêmica articulada ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes”, finaliza Zilda Del Prette.

Dra. Zilda Del Prette – Pós-doc em Psicologia das Habilidades Sociais (EUA), Mestre e Doutora em Psicologia, com histórico de pesquisadora do CNPq.

Compartilhe: