Manual de Habilidades Sociais
- fevereiro 15, 2025
- 0
Competências pedagógicas, conhecimento e habilidades sociais - empatia, respeito, escuta ativa são essencias para o professor atual.
Competências pedagógicas, conhecimento e habilidades sociais - empatia, respeito, escuta ativa são essencias para o professor atual.
PATROCINÁVEL
Redação
São Paulo, 15/02/2025
2.7 Minutos.
O Instituto Del Prette está lançando um manual que apresenta o Inventário de Habilidades Sociais Educativas (HSE-Prof), desenvolvido por seus coordenadores para avaliar as habilidades sociais educativas dos professores.
Assim, é uma escala inovadora de avaliação que pode ser amplamente utilizada em práticas e pesquisas. Ele é utilizado para avaliar a competência social pedagógica dos professores, baseada em suas habilidades sociais educativas. “A escala é composta por 45 itens que descrevem comportamentos sociais requeridos na relação entre professor e aluno. Portanto, extremamente útil para o processo de aprendizagem acadêmica quanto para o desenvolvimento socioemocional dos alunos”, destaca Zilda Del Prette. Ela é fundadora do Instituto Del Prette, PhD, Mestre e Doutora em Psicologia e Professora Universitária com mais de 40 anos de experiência.
O Manual do Inventário de Habilidades Sociais Educativas (HSE) está dividido em três partes:
“Assim sendo, o IHSE-Prof permite uma autoavaliação do professor que tem se mostrado uma importante ferramenta de sua reflexão e aperfeiçoamento profissional. Ou seja, indispensável para identificar necessidades formativas e para monitorar e aperfeiçoar a efetividade dos programas e processos de formação inicial e continuada de professores. Por isso, é muito útil para gestores educacionais, psicólogos educacionais e pedagogos comprometidos com a efetividade e a afetividade das relações professor-aluno. Portanto, com uma aprendizagem acadêmica articulada ao desenvolvimento socioemocional dos estudantes”, finaliza Zilda Del Prette.
Dra. Zilda Del Prette – Pós-doc em Psicologia das Habilidades Sociais (EUA), Mestre e Doutora em Psicologia, com histórico de pesquisadora do CNPq.