Matemática e MEC
- dezembro 7, 2023
- 3
O país precisa recuperar sua força intelectual e reconstruir sua base de conhecimentos se quiser estar em destaque entre os grandes do G20. A Educação básica foi vilipendiada
O país precisa recuperar sua força intelectual e reconstruir sua base de conhecimentos se quiser estar em destaque entre os grandes do G20. A Educação básica foi vilipendiada
Redação
Rio de Janeiro, RJ – 07/12/2023
1,6 Minutos.
O atual Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, cumpriu agenda no Rio de Janeiro neste 6 de dezembro. Acompanhado do Presidente da República Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva que retornou de viagem da COP28 e da Alemanha, o atual ministro Camilo Santana participou da cerimônia de credenciamento do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) como Instituição de Educação Superior.
Além da autorização do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação e da celebração do primeiro processo seletivo para graduação em Matemática em 2024.
Eis o que o Wikipedia nos diz sobre Matemática (dos termos gregos: μάθημα, transliterado máthēma, ‘ciência’, conhecimento’ ou ‘aprendizagem; e μαθηματικός, transliterado para mathēmatikós, ‘inclinado a aprender’). Ela é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, que estuda quantidades (teoria dos números), espaço e medidas (geometria), estruturas, variações e estatística.
Não há, porém, uma definição consensual por parte da comunidade científica. O trabalho matemático consiste em procurar e relacionar padrões, de modo a formular conjecturas. A veracidade ou falsidade do raciocínio é provada por meio de deduções rigorosas, a partir de axiomas e definições.
A matemática desenvolveu-se principalmente na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, na Índia e no Oriente Médio. Após a Renascença, o desenvolvimento da matemática intensificou-se na Europa, quando novas descobertas científicas levaram a um acúmulo rápido de conhecimento que dura até os dias de hoje.
Na América do Sul, os colonizadores europeus maravilharam-se com a grandeza e os avanços obtidos pelos povos originários. Maias, Astecas, Incas com os seus conhecimentos aplicados da matemática na arquitetura, urbanização, astronomia e outros conhecimentos, mostram a sua importância global.
Registros arqueológicos mostram que a matemática é tanto um fator cultural quanto parte da história do desenvolvimento da espécie humana. Ela evoluiu por meio de contagens, medições, cálculos e do estudo sistemático de formas geométricas e movimentos de objetos físicos. Arte e Ciência se misturam entre milhares de cálculos, cores, imagens, sons e outras construções do intelecto humano.
O vídeo da cerimônia pode ser visto aqui.
Este é o reitor do IMPA
http://lattes.cnpq.br/5809459915075654
Para complementar recomendo:
Uma série-documentário muito interessante e revelador, conduzido por uma competente equipe do Núcleo Educacional da TV coreana EBS, comentada e debatida por iminentes professores de importantes universidades, faz abordagens reveladoras sobre Pitágoras e sua marcante influência nos destinos da Matemática desde lá, dos domínios da Grécia antiga, até os dias atuais.
Vale a pena assistir os 2 episódios.
1º) https://www.youtube.com/watch?v=dsjiWChrjE4
2º) https://www.youtube.com/watch?v=dmorYuxbJHE