Neuroeducação Transformadora
- abril 30, 2024
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A Educação vai, com o tempo, se apropriando de novas técnicas e modelos pedagógicos aliados às novas tecnologias. Professores devem ser consultados, sempre!
A Educação vai, com o tempo, se apropriando de novas técnicas e modelos pedagógicos aliados às novas tecnologias. Professores devem ser consultados, sempre!
PATROCINADO
Grupo Rema – Mara Duarte
São Paulo, 30/05/2024
1,6 Minuto.
No dia 28 de abril comemoramos o Dia Mundial da Educação, por isso é importante dar luz às abordagens transformadoras que acontecem nesse campo. Uma delas é a Neuroeducação, nascida da intersecção entre a neurociência e a educação.
A Neuroeducação é um campo emergente destinado a desvendar os mistérios da mente humana e aplicar esses conhecimentos para melhorar os métodos de ensino e aprendizagem. Essa abordagem reconhece que cada cérebro é único e funciona de maneira distinta, buscando compreender os processos cognitivos subjacentes à aprendizagem, incluindo memória, atenção, motivação e emoção.
Uma das principais contribuições da Neuroeducação é sua ênfase na individualidade dos estudantes. Em vez de adotar uma abordagem única para todos, os educadores podem personalizar o ensino de acordo com as necessidades e os estilos de aprendizagem de cada um. Portanto, significa reconhecer e respeitar as diferenças individuais, oferecendo suporte adicional quando necessário e promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor para todos.
Além disso, a neuroeducação destaca a importância do ambiente de aprendizagem no processo educacional. Ambientes enriquecedores, que estimulam os sentidos e promovem a curiosidade, podem ter um impacto significativo no desempenho acadêmico dos alunos. Isso inclui desde a disposição física da sala de aula até o uso de tecnologias educacionais inovadoras que despertam o interesse dos alunos e facilitam a compreensão dos conceitos.
[N.E.: Entretanto, é sempre bom lembrar, porém, que professores são seres humanos, e como todos, limitados. Claro que se pode oferecer cursos de aperfeiçoamento e treinamentos, mas ainda assim, em uma classe de 25 alunos, é como atender 25 filhos em suas demandas e necessidades.]
Outro aspecto que precisa ser mencionado é o reconhecimento do papel das emoções na aprendizagem. Estudos mostram que o estado emocional de um aluno pode influenciar sua capacidade de absorver e reter informações. Portanto, os educadores são incentivados a criar um ambiente emocionalmente seguro e positivo. Ao atuarem com estratégias definidas e práticas ajudam os alunos a se sentirem motivados e confiantes para explorar novos conhecimentos.
Além de melhorar as práticas de ensino, a neuroeducação também pode informar o desenvolvimento de currículos mais eficazes. Ao compreender como o cérebro processa e organiza informações, os educadores podem projetar materiais de estudo mais acessíveis e significativos para os alunos. Isso pode envolver o uso de estratégias de ensino baseadas em evidências. Por exemplo, como a aprendizagem baseada em problemas ou a aprendizagem ativa, que incentiva os alunos a participar ativamente de sua própria educação.
No Grupo Rhema Neuroeducação, acreditamos que cada aluno é único e merece ser tratado como tal, por isso entendemos que a o modelo ajuda a pavimentar o caminho para uma educação mais inclusiva, envolvente e eficaz, exatamente o que o mundo precisa cada vez mais.
Mara Duarte – Neuropedagoga, Psicopedagoga, Psicomotricista e coach educacional. Empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Neuroeducação