16/05/2025
Colunistas Cultura Sistêmica Economia Política Mundo de Negócios

Nióbio Salles e Cia.

  • fevereiro 25, 2025
  • 0

Metal raro e participações no Banco Itaú ajudam e muito na capacidade de direção e reprodução de filme capaz de concorrer ao Oscar.

Nióbio Salles e Cia.
A família Moreira Salles adquiriu o controle da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) na década de 1960, consolidando seu domínio sobre a exploração do Nióbio em Araxá (MG).

A aquisição foi um movimento estratégico para a fortuna familiar, tornando a CBMM líder global no setor.

  1. Oportunidade na Mineração do Nióbio
  • As jazidas de nióbio em Araxá, Minas Gerais, são as maiores do mundo, representando mais de 90% das reservas conhecidas do metal.
  • Nos anos 1950 e 1960, o nióbio ainda era pouco explorado, e seu valor estratégico para ligas metálicas de alta resistência começou a ser reconhecido.
  • O governo brasileiro, por meio da Codemig (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais), possuía direitos sobre a jazida. Entretanto, não tinha capacidade técnica e financeira para explorá-la em larga escala.

Brasil possui mais de 90% das reservas conhecidas de nióbio; CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração). Assim, domina o mercado global de nióbio, controlando mais de 80% da oferta mundial. “No ano de 2011, na Bolsa de Metais de Londresum quilo de nióbio quase 100% refinado custava US$ 90. Porém, em maio de 2024 a China entrou na disputa pela produção do metal, após anunciar a descoberta de um minério inédito, batizado de niobobaotita, uma mescla complexa de nióbio, bário, titânio, ferro e cloreto. Encontrado no depósito Bayan Obo, na cidade de Baotou, Mongólia Interior.”

Metais do destino

A CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) ainda domina o mercado global de nióbio, controlando mais de 80% da oferta mundial. A empresa exporta para dezenas de países porque o nióbio é um insumo crítico para indústrias em nações desenvolvidas e emergentes, como Estados Unidos, China, Japão e países da União Europeia. Contudo, sua demanda cresce à medida que a busca por materiais mais leves e resistentes aumenta, especialmente com a expansão da mobilidade elétrica e da infraestrutura sustentável.

Outro fator que contribui para a ampla exportação da CBMM é a baixa concorrência: o Brasil possui mais de 90% das reservas conhecidas de nióbio, enquanto outros produtores, como Canadá e Austrália, têm participação marginal no mercado. Isso faz com que a CBMM ainda seja, praticamente, a fornecedora global de referência, consolidando sua posição como líder no setor.

Fernando Nogueira da Costa – Drº.Profº. Titular IE UNICAMP

[N.E.: Ainda estou aqui é um filme brasileiro dirigido por Walter Moreira Salles. Segundo informações, e de acordo com a Forbes, a fortuna de Walter Salles é de US$ 4,5 bilhões. A família também é dona de dona de 33,47% das ações do Itaú Unibanco Participações. Ele é um dos 3 cineastas mais ricos do mundo, junto com Steven Spielberg e George Lucas.]

Para adicionar um comentário a este artigo clique aqui.
Para comentar nesta página role até o box Comentário.

Compartilhe: